Você sabia que apenas exercícios não farão você perder peso?

0
Você sabia que exercícios não farão você perder peso?

Quem nunca engordou durante o inverno que atire a primeira pedra. Mas você já parou para pensar porque isso acontece? A resposta é simples: você come mais do que deveria. As calorias extras se acumulam e seu peso aumenta. E não há exercício que possa compensar esses exageros.

Na verdade, essa é uma questão essencial. Atividade física não emagrece! É preciso que exista todo um equilíbrio no organismo.

E é sobre esse assunto polêmico que vamos falar hoje, confira!

Entenda porque apenas fazer exercício não emagrece

Imagine que você comeu 2 fatias de bolo de chocolate, 1 copo de refrigerante e um 3 brigadeiros em uma festa de aniversário. Agora considere que esses alimentos totalizaram 700 calorias.

Se você pesa 80kg e correr 5km pensando em queimar essas calorias, a conta não vai fechar. Um treino como esse elimina em torno de 415 calorias. Ou seja, você ainda terá 285 calorias a mais no seu organismo, completamente fora da dieta. Isso, sem contar, o grande aporte de açúcar, que vai te deixar com mais fome ainda.

É por isso que apenas o exercício não emagrece. “Basicamente, o que eu sempre digo é que o que você deixa de comer na dieta é muito mais relevante do que a sua atividade física”, afirma Lisa Drayer, nutricionista norte-americana.

Saiba como nossas calorias são queimadas

balança ao lado de fita métrica
As calorias consumidas são representadas pelo peso

Todas as calorias que você ingere vem daquilo que você come e bebe. E apenas uma porção dessas calorias deixa o seu corpo por meio dos exercícios.

De acordo com um estudo de Alexxai Kravitz, pesquisador do Instituto Nacional de Diabetes dos EUA, existem três componentes principais no gasto energético:

  1. a taxa metabólica basal — consiste na quantidade de energia que seu corpo precisa para sobreviver (em funções como respiração, batimentos cardíacos e funcionamento cerebral);
  2. quebra de alimentos — cientificamente chamada de termogenia autoinduzida ou efeito de alimentos termogênicos (a digestão demanda queima calórica do organismo);
  3. atividade física — exercícios em geral.

Para a maioria das pessoas, a taxa metabólica basal causa um gasto em torno de 60 a 80% de energia. Conforme você envelhece, porém, essa taxa vai desacelerando.
Cerca de outros 10% das calorias são dispendidas na digestão daquilo que você consome. E apenas de 10 a 30% advém dos exercícios.

Compreenda que o exercício é apenas parte do emagrecimento

Se você leu os números com atenção, deve ter percebido que o exercício é um componente da perda de peso. “Se o total de gasto energético de uma atividade física é de 10 a 30%, se trata de um aliado, não de um meio completo“, explica Kravitz.

Uma pessoa normal — deixando de lado atletas de alto rendimento — queima de 5 a 15% de suas calorias por meio de exercício. Não é nada comparado à comida, que significa 100% da ingestão energética do corpo.

Acostume-se a pensar na ingestão de calorias

homem comendo macarrão
É preciso controlar e compreender a ingestão de calorias

De acordo com um cálculo feito pelo setor de pesquisas da Universidade Harvard, uma pessoa de 85kg elimina 200 calorias em uma caminhada de 30 min, num ritmo de 8km por hora. Você consegue repor essa quantidade facilidade com um cookie de chocolate, duas taças de vinho ou uma porção de sorvete.

Até mesmo uma aula intensa de spinning, que queima cerca de 700 calorias, pode ser detonada por um hambúrguer. Ou mesmo por um happy hour em que você tome 4 chopps de 300ml.

Percebe como a ingestão de calorias é mais importante do que o exercício para emagrecer? É por isso que você precisa pensar no que está comendo. O cuidado com as calorias é que vai te fazer emagrecer.

Descubra porque o efeito psicológico do exercício também é perigoso

Aquela sensação de dever cumprido após um treino é sempre muito agradável. No entanto, há quem sinta mais fome após a atividade física. Ou pior, que acha que está livre para comer o que quiser.

O que acontece é que após o exercício, você começa a achar que já gastou toda a energia que precisava. E que pode repor sem medo de engordar. E essa é uma grande armadilha.
É preciso tomar cuidado para não se deixar levar por essa sensação emocional e acabar comendo demais. Será um desperdício do tempo que você gastou treinando.

Aceite que o emagrecimento precisa ser gradual e equilibrado

Assim como não existe dieta milagrosa, também é preciso esquecer da noção de que o exercício faz milagre. O que realmente funciona para o emagrecimento é o equilíbrio. E isso significa que você deve fazer atividade física, mas também precisa da alimentação saudável.

Mais do que isso, é essencial aceitar que você não engordou de uma hora para a outra. E, portanto, não vai emagrecer da noite para o dia. A perda de peso mais duradoura, segundo Harvard, é aquela que acontece aos poucos, em média eliminando de 500 gramas a 1kg por semana.

Ainda que pareça pouco, ao final de um ano, esse número pode representar 52kg a menos!

Aprenda que barriga se cria na mesa e não na academia

barriga de mulher com piercing
A barriga é resultado direto da alimentação

Outra questão essencial e que é muita gente acha que precisa se matar de fazer abdominal na academia para queimar a barriga. Esse é um dos erros mais comuns entre os iniciantes. Ainda que a atividade física tenha seu lugar na perda de peso, é na alimentação que está a resposta para a queima de gordura.

Se você se alimenta com pão branco, por exemplo, as chances de acumular gordura na barriga é maior. O que os exercícios abdominais vão fazer é fortalecer a sua musculatura por baixo dessa gordura. Logo, você sequer vai conseguir perceber qualquer resultado do seu esforço.

Leia também: Cromofina e ZeroCaps.

Por isso, tome cuidado para não confiar a sua forma física apenas aos treinos. Sozinho, o exercício não emagrece ninguém. É indispensável que o treino, qualquer que ele seja, represente apenas uma parcela da sua jornada de emagrecimento. E nunca uma desculpa para comer aquilo que tem vontade.

Começou a repensar seus hábitos? Entendeu melhor porque ainda não emagreceu tanto quanto gostaria? Vai prestar mais atenção à dieta? Compartilhe esse artigo e ajude mais gente a entender que a atividade física é importante, mas não é tudo em termos de queima calórica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui