Saiba quais são os 10 alimentos que te ajudam a fazer perder peso

0
bowl de aveia
Saiba quais são os 10 alimentos que vão te fazer perder peso rápido!

Existem muitas dietas com base em um único alimento e que funcionam. No entanto, para uma mudança alimentar a longo prazo, o segredo está na variedade. É mais fácil comer com equilíbrio quando se tem várias opções saudáveis.

O segredo de uma dieta de emagrecimento é exatamente esse. Evitar industrializados e conservantes, focando sempre em alimentos vindos da natureza é essencial. Quando você tem, por exemplo, frutas na geladeira, fica mais fácil recusar um prato com muito açúcar. Você terá uma sobremesa saborosa, porém, com nutrientes.

Para saber quais alimentos são excelente para a perda de peso, confira a nossa lista a seguir!

Como entender se é um alimento saudável ou não

mesa com alimentos saudáveis

Você tem o hábito de olhar o rótulo dos alimentos? Se não, deveria começar. A quantidade de açúcar presente na maioria é impressionante. O ideal é que a gente consuma, em média, 25 gramas de açúcar por dia. Em uma porção de 100 gramas de bolacha recheada, você encontra 41 gramas. Ou seja, é importante evitar esse tipo de produto.

Sempre que você puder, prefira frutas, legumes e verduras. E prepare suas refeições em casa mesmo. Isso vai permitir que você tenha controle total dos seus nutrientes. Mesmo quando você compra um pão integral com grãos, nem sempre é possível saber quanto sódio foi colocado nessa massa. Ao cozinhar em casa, será mais fácil compreender o que você está ingerindo.

Quais alimentos saudáveis você deve incluir na dieta

Se você ficar em dúvida sobre quais alimentos incluir na dieta, confira nossa lista com 10 opções saudáveis!

Abacate

abacate cortado ao meio

Deixado de lado por alguns anos, o abacate voltou para a lista de alimentos saudáveis. Contando com 85% de gordura, uma quantidade considerada alta, o que se descobriu é que duas de suas três gorduras são saudáveis. A monoinsaturada e a polinsaturada não apenas são boas para o organismo como podem contribuir para a perda de peso.

Os abacates também contêm propriedades anti-inflamatórias. Seu consumo regular adequado é bom também para controlar a hipertensão, baixar os níveis do colesterol ruim e diminuir o risco de problemas cardíacos.

Brócolis

prato de brócolis

Um dos principais aliados da perda de peso, o brócolis deveria ser mais popular. Com poucas calorias e gordura, é rico em fibras. Além disso, contribui para o aumento da saciedade e é bastante versátil. Você pode utilizar tanto em saladas como em recheios de pratos saudáveis.

Com muitos minerais e nutrientes, o brócolis tem vitamina A, B2, B6, C, K, fólio, magnésio e proteína. É um aliado também do ganho de massa muscular.

Semente de chia

sementes de chia

Ácidos graxos ômega ajudam a eliminar peso rapidamente. Na prática, isso significa que o ômega 3 e o ômega 6 presentes na chia estimulam a queima de gordura localizada. Essas sementes também ativam enzimas que transportam a gordura transformada em energia. Quando mais gordura essas células utilizam, menos gordura é armazenada na barriga.

As sementes de chia são ricas também em fibras. Apenas duas colheres contêm 10 gramas de fibra de boa qualidade. A indicação diária de fibras é de 25 gramas.

Cranberry

caixa de cranberries

Pouco popular nas refeições brasileiras, o cranberry é uma fruta rica em vitaminas e minerais. Além disso, o ácido ursólico presente em seu líquido contribui para a queima de gordura. Esse ácido está comprovadamente relacionado ao aumento muscular, aumento da taxa metabólica e queima de gordura.

Para ajudar no emagrecimento, você só precisa de uma porção de cranberries do tamanho de sua mão. Se for procurar por sucos, tome cuidado com a quantidade de açúcar presente na bebida.

Ovos

ovo quebrado ao meio

Outro alimento que já foi banido da dieta e voltou com tudo! Os ovos não apenas não fazem mal, como são uma fonte de proteína bastante saudável.

Atualmente considerados superalimentos, os ovos são cheios de nutrientes. Em termos de perda de peso, estudos já comprovaram que comer ovos no café da manhã ajuda a estabilizar os níveis de insulina. Acontece também uma redução na fome e impulso por doces.

Peixes gordurosos

peixe salmão cortado

Motivo de contradição entre cientistas, os peixes gordurosos também estão na lista do que deve ser acrescentado à nossa dieta. Salmão, cavala e outros tipos de peixe são aliados da perda de peso saudável. Com muito ômega 3, são ricos também em proteínas, o que é essencial para controlar o apetite e aumentar o ganho muscular.

Tente comer peixes pelo menos uma vez na semana. Seu cérebro, coração e abdômen vão agradecer!

Toranja

mulher cortando toranja

Um estudo realizado pelo  Nutrition and Metabolic Research Center at Scripps Clinic, em São Diego, na Califórnia, descobriu que adicionar toranja à nossa dieta contribui muito para a perda de peso.

Comer metade de uma toranja a cada refeição ou beber seu suco regularmente fez com que os indivíduos emagrecessem entre 12 a 15kg ao longo de 12 semanas.

Lentilha

panela de lentilha cozida

Com muita fibra, as lentilhas não devem ficar apenas nos eventos de final de ano. Com uma boa quantidade também de proteína, ajuda a estabilizar a glicose no sangue e diminuir a velocidade da digestão. Na prática, significa mais saciedade.

As lentilhas também contribuem muito para diminuir o impulso por doces. Logo, se você comer no almoço, terá menos desejo por açúcar ao longo do dia.

Aveia

colher de aveia

Parecida com as lentinhas em termos de fibras, a aveia demora um certo tempo para ser digerida. Além disso, forma um gel viscoso, que ajuda a aumentar a saciedade e promove uma digestão mais saudável. Também controla os níveis de colesterol.

A aveia é também muito versátil, podendo ser consumida com qualquer fruta. Se salpicar com canela em cima de maçãs fatiadas com casca, terá uma sobremesa poderosa para queimar calorias.

Alimentos apimentados

bowl de pimentas coloridas

Comer alimentos com pimenta preta ou chili, vai ajudar a acelerar seu metabolismo em até 20%! Pesquisadores acreditam que alimentos apimentados contribuem na perda de peso por aumentar a temperatura corporal, num processo chamado de termogênese.

Comer alimentos apimentados ajuda também na saciedade, aumentando a sensação de estar cheio. Os ingredientes ativos da pimenta chili, chamada de capsaicina, também ajudam a reduzir os níveis de LDL e reduzem a inflamação.

Por que os alimentos naturais contribuem para a perda de peso

balanca, fita metrica e prato vazio

Você deve estar se questionando porque esses alimentos são melhores que outros. E tudo está nos nutrientes. Comer com inteligência é sempre uma estratégia acertada para quem deseja emagrecer. Quando você consegue fazer com que seu corpo trabalhe a favor do emagrecimento, o resultado é sempre satisfatório.

A questão é que os industrializados ou sintéticos podem até ter algum nutriente, porém, não em quantidade suficiente para fazer diferença no organismo. Por conterem conservantes, há até mesmo a possibilidade de que sejam mais prejudiciais ainda. Mesmo uma barra de cereal, vendida como super saudável, pode conter sódio, o que causa inchaço. Ou mesmo açúcar refinado adicionado. São substâncias que nosso corpo não precisa. E que atrapalham a perda de peso.

Ao fazer escolhas corretas, é mais fácil otimizar sua alimentação e conquistar bons resultados. Quanto mais você se dedicar a comer corretamente, mais chances terá de emagrecer com saúde e sem sacrifícios. Isso porque você vai aprender a comer com sabor e sempre com calorias nutritivas que fazem bem ao seu organismo.

Você tem o hábito de ler rótulos? Sabe o que cada alimento pode fazer pelo seu corpo? Deixe seu comentário falando como anda sua dieta! Pode ser que seus hábitos estejam prejudicando a perda de peso sem que você perceba!

Entenda como alguns produtos naturais podem lhe ajudar a combater o peso: Cromofina e ZeroCaps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui