Saiba porque as pessoas que são casadas engordam mais

0
casal comendo juntos em restaurante
Casais frequentam mais restaurantes após o casamento

Você casou e engordou? Bem vindo às estatísticas! É estranho, mas casais felizes tendem mesmo a ganhar peso juntos. No entanto, isso não quer dizer que você possa se acomodar.

Na verdade, embora seja até bonito pensar que os dois estão juntos para tudo em um relacionamento, isso não faz bem para a saúde. É importante que o ganho de peso seja algo temporário. E que os dois passem a prestar mais atenção em seus hábitos alimentares.

Vamos descobrir melhor como fazer isso?!

Entenda porque casar ajuda a engordar

Pesquisadores da Universidade Metodista do Sul, de Dallas, nos EUA, reuniram 169 recém casados e descobriram dados interessantes. Os casais compartilharam dados como altura, peso, satisfação matrimonial, grau de estresse e seu interesse por se divorciar. Esses dados foram coletados 8 vezes.

O resultado demonstrou que quanto mais felizes com o casamento, menor a preocupação com o peso. O que acontece é que apesar da felicidade, a preocupação com a autoimagem parece diminuir conforme os pares ficam confortáveis um com o outro. “A satisfação está possivelmente associada ao ganho de peso“, declarou Andrea Meltzer, a pesquisadora que liderou o estudo. “Cônjuges que estão mais satisfeitos tendem a ganhar mais peso, enquanto os menos satisfeitos, tem menor chance de engordar“, concluiu ela.

No entanto, mesmo que você esteja em um bom relacionamento, esse não precisa ser o padrão. É possível ser feliz e também continuar magro. Tudo é questão de criar bons hábitos desde o começo.

E de entender exatamente o que está acontecendo no relacionamento. Veja os 4 motivos mais comuns!

1. Você está extremamente confortável, talvez até demais

casal tomando café da manhã
Café da manhã na cama

Lembra como foi que você se preparou para o primeiro encontro com seu marido ou esposa? Completamente diferente do que acontece hoje em dia, não é verdade? Os casais geralmente se preparam ao máximo na época do namoro, para conquistar. É também nessa época que fazemos questão de esconder os possíveis defeitinhos.

Quando se está casado, é natural que esse processo se torne mais simples. Com a rotina de trabalho e compromissos, muitos casais preferem ficar em casa, assistindo tevê e comendo algo calórico juntos.

A roupa deixa de ser mais elaborada para se tornar pijama ou moletom. Fica mais fácil perder a noção de como está a silhueta. E isso faz com que a gente se acomode.

É bom que você tenha alguém com quem possa relaxar. No entanto, é importante também pensar na reconquista diária. Por isso, cuidar da aparência não deve ficar em segundo plano.

2, Vocês saem mais para comer

Casal tomando café em restaurante
Casais fazem mais programas envolvendo comida

A maioria das pessoas pesquisadas acredita que engordaram porque estão comendo mais fora de casa. Como casal, é divertido ir até a casa de amigos para jantar. Ou conhecer restaurantes novos. É um jeito de passar um tempo juntos e ainda se deliciar com um prato diferente.

Essa rotina não precisa ser deixada de lado. No entanto, o que você pode fazer é buscar alternativas mais saudáveis ou reduzir o número de refeições fora. Em vez de pizza toda semana, vocês podem comer comida japonesa ou experimentar aquele lugar novo com frutos do mar.

Esse cuidado na escolha dos pratos, por sinal, pode se tornar algo divertido entre o par. Numa semana, alguém surpreende com uma novidade. Na outra, o companheiro prepara uma salada especial em casa, por exemplo. A magia dos compromissos não precisa acabar.

3. Você compra mais comida industrializada e pede fast food

casal dividindo pizza
Casais pedem mais pizza em casa

Nada é mais prático do que abrir o aplicativo e pedir aquele lanche que os dois gostam. Ou comprar aquele congelado pronto no mercado. No entanto, quanto mais industrializado, mais calorias vazias você estão consumindo.

Uma boa alternativa é tirar um dia na semana para cozinhar e então congelar as porções que vocês vão comer. Não precisa ser nada muito elaborado, porém, adicionar mais proteína aos pratos é sempre bem vindo.

Dá pra preparar uma lasanha de berinjela com carne moída, por exemplo, em uma travessa grande e dividir em potes menores. Você terá uma refeição saudável, completa e pronta para ser consumida. E sem precisar gastar com frete. Ou consumir aditivos que não fazem bem para sua saúde e silhueta.

4. Vocês bebem mais álcool

casal bebendo vinho
Casais tomam vinho à noite

Ninguém está dizendo que você está bebendo além da conta, não é isso. Entretanto, é comum que casais criem uma rotina de bebidas alcoólicas. Uma taça de vinho antes de dormir, que logo vira duas, com alguns petiscos, vendo filme.

Ou um churrasco com os amigos, com muita cerveja e caipirinha. O número de calorias, contudo, vai às alturas sem nenhum dos dois perceba.

Uma boa alternativa é manter a taça de vinho em apenas uma ao dia, pois tem propriedades que fazem bem para a saúde. E reduzir o número de chopps e drinks muito cheios de açúcar.

Saiba como lidar com o ganho de peso

casal fazendo aula de crossfit
Exercícios em pares ajudam na intimidade

Agora que você já tem uma noção mais clara do que vem acontecendo, é hora de tentar corrigir os erros. Casais que trabalham juntos para mudar o estilo de vida são mais bem sucedidos. O encorajamento mútuo é garantia de sucesso.

É importante, porém, que a conversa sobre terem engordado seja livre de julgamentos. Para manter a felicidade que levou os dois a ganharem peso, é essencial abordar o assunto com cuidado. O parceiro não deve se sentir cobrado de qualquer forma. O objetivo é que os dois entrem em acordo sobre o que fazer. A decisão de emagrecer ou tentar não engordar mais precisa ser de comum acordo. E no caso do cônjuge não querer mudar, é necessário respeitar seu tempo.

Depois de conversar sobre o aumento de peso e chegar a um ponto comum, o casal pode traçar metas. Talvez mudar a alimentação durante a semana e deixar as guloseimas para o sábado e domingo. Ou começar a fazer alguma atividade física juntos.

Também vale reforçar que o aumento de peso em si só é um problema porque pode acarretar problemas de saúde a longo prazo. Mesmo para os casais com 3 ou 4 quilos a mais, é preciso ficar atento para não deixar que esse número não continue subindo muito.

Como tem sido o seu relacionamento? Vocês estão mais cheinhos também? Compartilhe esse artigo e deixe todo mundo saber que é porque estão felizes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui