Saiba como o café pode ajudar no combate à obesidade e diabetes

0
Saiba como o café pode ajudar no combate à obesidade e diabetes.
Saiba como o café pode ajudar no combate à obesidade e diabetes.

Você já pensou em como seria bom tomar café para emagrecer? A bebida faz parte do nosso dia a dia, e não seria nenhum sacrifício para a perda de peso. E, ao que parece, não é um sonho tão impossível assim.

Na verdade, um recente estudo publicado pela Universidade de Nottingham apontou que a bebida pode ser mesmo emagrecedora. E mais, uma aliada na luta contra a obesidade e o diabetes.

Vamos entender melhor do que se trata?!

Estudo aponta que o café pode estimular a queima de gordura

Para entender a pesquisa realizada pela universidade britânica, é preciso antes saber que existem dois tipos de célula de gordura. As células brancas e as células marrons, sendo que cada uma tem uma ação diferente no nosso organismo.

As células marrons ajudam a geral calor, enquanto as brancas são responsáveis pelo armazenamento de gordura (ou energia), liberando conforme necessidade do metabolismo. Nas crianças, seus níveis costumam ser altos. No entanto, recentemente se descobriu que estão também presentes em adultos. E a esperança é de usá-las no tratamento contra a obesidade.

A explicação está no funcionamento de cada tipo. “A gordura marrom trabalha de um jeito diferente no nosso organismo. Ela produz calor a partir da queima de açúcar e gordura, geralmente em resposta ao frio“, explicou Michael Symond, co-diretor do estudo. “Aumentar a atividade dessa célula aumenta o controle de açúcar, além de melhorar os níveis de lipídio e queimar as calorias extras. No entanto, até agora, não tínhamos achado um jeito aceitável de conseguir esse aumento em atividades”, continuou, indicando o papel do café.

Pesquisa acompanhou 9 indivíduos

mexa com xícaras de café

Para testar a ação do café, os cientistas utilizaram diretamente as células. Após alguns experimentos, chegaram a uma dose ideal para conseguir resultados seguros. Foi quando o teste passou a ser feito com humanos.

Para análise, os pesquisadores usaram uma técnica chamada técnica de imagiologia térmica em 4 homens e 5 mulheres.

O objetivo era rastrear suas células marrons e entender sua produção de calor. “De trabalho anteriores, nós sabíamos que a gordura marrom está presente principalmente na região do pescoço. Então pudemos acompanhar se logo depois de tomar café, houve um aumento na temperatura dessas células”, explicou Symond, ao falar sobre o procedimento.

Ainda que satisfatória, a resposta ainda não é definitiva. Há um caminho longo antes de estabelecer que o café é emagrecedor por si só.

Ainda é cedo para saber se devemos tomar café para emagrecer

mulher bebendo xícara de café

Como o estudo ainda está em fase inicial, ainda é cedo para determinar quanto café seria necessário para uma queima de gordura real. “Os resultados foram positivos. Agora temos que determinar se é realmente a cafeína presente no café que está agindo como estímulo ou se há algum outro componente ajudando na ativação de gordura marrom”, declarou ele.

Assim que houver essa confirmação, de que o componente do café é efetivo, o estudo pode representar um grande avanço na luta contra a obesidade. Além disso, terá um efeito bastante positivo na prevenção do diabetes.

Portanto, ainda não é a hora de confiar apenas no café para perder peso.

Emagrecimento a longo prazo é fruto de hábitos saudáveis

mesa com alimentos saudáveis

Por mais que o emagrecimento tenha bons aliados, a verdade é que apenas um alimento não vai acabar com a obesidade tão cedo. O que acontece é que nosso organismo é resultado de nossos hábitos.

Para perder peso com saúde, a fórmula ainda é simples:

  • alimentação saudável – calorias vazias + alimentos funcionais + atividade física = saúde

Enquanto a base de nossas refeições for de refinados e alimentos sem nutrientes, será difícil ter um corpo magro, bonito e saudável. É imprescindível que o esforço seja sempre em direção a um novo estilo de vida. Tomar café para emagrecer pode até ser algo viável para o futuro, no entanto, o que nos resta no momento é criar novos hábitos mesmo.

Se você gosta de saber todas as novidades sobre emagrecimento, aproveite para seguir nossas redes sociais! Temos sempre muitas novidades em alimentação, tendências e saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui