Para emagrecer, um segredo antes de dormir. Entenda como funciona

0
Para emagrecer, um segredo antes de dormir

Você já pensou em perder peso durante o sono? Seria maravilhoso, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar que é o sono que está te ajudando a engordar? Ou, que o estresse das noites mal dormidas estão afetando sua vida?

Imagine um dia comum. É super tranquilo ou cheio de estresse? Você presta atenção às refeições ou se alimenta na frente da televisão? A verdade é que temos cada vez menos tempo e mais tensão. E mais gordura acumulada na barriga.

Entenda melhor porque esse estresse tem atrapalhado sua perda de peso e como você pode corrigir isso enquanto dorme!

Porque o cortisol é um vilão do seu peso

É comum que as pessoas engordem durante fases de muito estresse em sua vida. Isso acontece porque situações limites tendem a afetar nosso organismo, podendo até mesmo deixar o metabolismo mais lento. Além disso, após crises que nos esgotam emocionalmente, é comum sentir mais fome. A questão é que durante a refeição, a atenção continua no problema que causou a preocupação. Por isso, a gente acaba exagerando e nem se dá conta.

Esse é apenas um exemplo do efeito que o cortisol pode causar. Essa substância é mais conhecida como “hormônio do estresse” e pode afetar toda a estrutura hormonal do seu corpo.

Primeiro, o cortisol interfere na tireóide, o que significa que vai ficar muito mais difícil queimar gordura enquanto o cortisol estiver alto. Na verdade, quando isso acontece, você tem mais chances de queimar apenas massa muscular em vez de gordura.

Se você quer emagrecer, isso significa que você pode até ficar com braços e pernas mais finos, porém, a barriga vai permanecer.

O que o sono tem a ver com o estresse

O excesso de cortisol no organismo pode causar uma super-estimulação no cérebro enquanto você dorme. O que acontece é o aumento de uma substância chamada grelina, você já ouviu falar?

A grelina é mais conhecida simplesmente como o “hormônio da fome”. Ou seja, o estresse faz com que seu corpo não consiga desligar enquanto dorme. E mais, além de não relaxar, você ainda aumenta o hormônio que te faz sentir mais fome. Consegue perceber o resultado?

Graças a uma rotina atribulada, com alto cortisol, seu apetite sofre alterações até mesmo durante o sono. Quando você acorda no dia seguinte, fica mais difícil controlar o impulso por doces e alimentos ricos em gordura.

Como combater a grelina e o cortisol

Se você tiver uma boa noite de sono, a produção de grelina será equilibrada. Para isso, existe um truque do tempo das nossas avós: beber chá.

Escolha substâncias como:

  • camomila — bastante popular, possui nutrientes que são capazes de se ligar aos neurotransmissores responsáveis pelo sono, contribuindo para o relaxamento;
  • hortelã — rica em  magnésio, ácido fólico, ferro e cálcio, entre outros, a erva é reconhecidamente uma aliada do sono;
  • rooibos — pouco conhecida dos brasileiros, essa raiz não contêm cafeína, podendo ser consumido sem o risco de estímulos que afetem a noite;
  • puer — outro não tão popular, o chá de origem chinesa tem efeito emagrecedor e contribui para que o sono seja mais tranquilo;
  • canela — prepare com leite e terá uma bebida perfeita para dormir. O leite é rico em triptofano, hormônio do bem estar. Já a canela impede que as taxas de açúcar do sangue fiquem em alta, sendo uma aliada do relaxamento.

Além dos chás, é importante reduzir os gatilhos de estresse da sua vida. Melhorar a qualidade do sono é imprescindível para conseguir emagrecer de maneira saudável.

Por isso, se você está sentindo que continua engordando e que sua rotina está muito atribulada, decida fazer uma pausa. Perder peso durante o sono pode não ser fácil, mas você pode evitar engordar. Basta tomar uma atitude e adquirir novos hábitos.

Reavalie seu dia a dia e comece a incluir atividades que reduzam o ritmo. Aproveite para beber o chá todas as noites e desligar sua mente antes de dormir. O resultado vai aparecer não apenas na sua tranquilidade, mas também na balança.

Se o estresse está tomando conta da sua vida, fique atento às nossas dicas! Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos artigos sobre saúde, alimentação, bem estar e emagrecimento!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui