O Guia ultra completo de dieta Keto

0

Entramos em contato com os mais diversos tipos de toxina todos os dias. Está no ar, nos produtos que usamos para limpeza e até mesmo nos alimentos. É por isso que uma dieta detox é tão importante para o nosso organismo.

Esse tipo de dieta não tem como objetivo direto a perda de peso. Na verdade, se trata de uma maneira de permitir que o organismo funcione em sua melhor forma. Na prática, isso pode significar também alguns quilos a menos na balança.

Uma dieta detox costuma ter uma duração mais curta. Uma semana de desintoxicação costuma garantir bons resultados. Nesse período, o ideal é desistir de frituras, gorduras e alimentos processados. Quanto mais frutas, vegetais, grãos integrais e sementes, melhor será a limpeza do seu organismo.

Vamos aprender a fazer?

Aprenda as regras para deixar sua dieta detox mais fácil

Aprenda as regras para deixar sua dieta detox mais fácil

Na teoria, parece simples comer apenas alimentos naturais durante uma semana. Entretanto, a gente sabe que pode ser difícil resistir a tudo que estamos acostumados. Uma boa dica é não considerar que se trata de um método restritivo. Encare esse momento como um período de autocuidado. E que logo você poderá retomar uma nova rotina.

Veja outras regras importantes:

  1. antes de começar a semana de desintoxicação, já comece a comer menos açúcar, sal e alimentos industrializados. Troque o café por chá verde ou chá preto também, e já comece a diminuir os pães refinados. Compre aquele pão de grãos e pense em como é bom mudar a alimentação de vez em quando;
  2. planeje sua semana detox com muitos alimentos frescos. Pense quais vegetais e frutas você gosta mais e são mais ricos em água, por exemplo. Lembre de receitas com peixe, e pesquise sobre quais grãos fazem bem para o seu organismo. Aproveite também para ter um estoque de chá verde, já que até mesmo o suco de fruta deve ficar de fora da sua vida por alguns dias.
  3. adicione tudo que não é processado na lista do que está liberado na dieta. Quando alguém come muitos industrializados e muito açúcar, a comida natural pode parecer sem graça. O truque é investir pesado em temperos e receitas saborosas. Procure receitas que tenham pimenta, cheiro verde, canela, e outros condimentos. Isso vai te ajudar a perceber como a alimentação saudável também pode ser gostosa;
  4. se você sabe que terá que fazer refeições fora de casa, comece a decidir como vai lidar com a situação. Levar uma marmita caseira é sempre uma opção interessante. Se não puder, lembre-se de resistir às frituras e a focar em tudo que é de origem vegetal. A carne ainda pode ser consumida, porém, deixando de lado as mais gordurosas. Prefira sempre frango ou peixe grelhado. Procure também restaurantes que sejam aliados da dieta;
  5. é melhor começar a sua desintoxicação numa sexta-feira, sabia? Dessa forma, o fim de semana será ainda de novidades. Se você iniciar nas segunda, vai chegar ao sábado morrendo de vontade de furar a dieta. Por isso, nada de adiar, comece assim que chegar do trabalho mesmo.

Falando na sexta, esse é o melhor dia também para subir na balança. Se você está tentando emagrecer, é a oportunidade de ver como foi a dieta durante a semana e se preparar para os dia de descanso.

Saiba como encarar a desintoxicação

Saiba como encarar a desintoxicação

Seja sincero, você não quer deixar de comer seu chocolate e sua pizza todos os dias. A questão é que você sabe que isso não faz bem para a sua saúde. E é nisso que você precisa focar.

Tente pensar sempre que:

  • uma dieta detox não é algo negativo. Você não está desistindo de comidas legais. O que acontece é que você está aprendendo a comer coisas que são melhores para você. O processo de aprendizado vai fazer com que conheça novas formas de preparo. A desintoxicação funciona como uma prévia para uma reeducação alimentar e não se limita à dieta. Cuidar mais da mente, com meditação, exercícios e descanso é também importante;
  • a desintoxicação vai te livrar de toxinas que você não precisa no seu corpo. É uma oportunidade para se livrar de álcool, cigarro e de um estilo de vida sedentário e estressante. A alimentação saudável é apenas parte do processo;
  • é uma chance para se livrar também da rotina estressante. Tente evitar hábitos e atitudes que te deixam no limite. Aproveite também para se livrar de pessoas tóxicas. Às vezes a gente mantêm amizades que não agregam e ainda atrapalham nossa vida. Use o momento de autocuidado para avaliar apenas o que te faz bem e tornar isso sua prioridade;
  • fazer exercícios é bom e dá prazer. Pode não parecer no primeiro dia, mas fazer atividade física aumenta a produção de neurotransmissores ligados à nossa sensação de bem estar. Isso significa que, em pouco tempo, você não apenas vai sentir falta de se movimentar como vai gostar de treinar. Durante a semana de detox, procure algo que te agrade. Pode ser caminhada, bike, musculação, pular corda, não importa. O importante é dar a chance para seu corpo experimentar algo novo;
  • você pode se sentir um pouco desanimado no primeiro dia do seu detox, então a atividade física vai ajudar no bem estar. Faça pelo menos 5 a 10 minutos de exercício e seu metabolismo já vai sentir a diferença.

Como você pode notar, a dieta detox é também uma dieta de novos hábitos no seu estilo de vida. Considere uma oportunidade de rever não apenas o que você come, mas a maneira como tem vivido.

Descubra o que fazer durante a dieta detox

Está preparado para começar sua semana de desintoxicação? Depois de considerar as regras e aprender como encarar a dieta, é hora de colocar a mão na massa!

Aprenda tudo que você precisa fazer durante os 7 dias de limpeza do organismo a seguir!

Esqueça a bebida alcoólica

Nada de cerveja, vinho, vodca ou qualquer outro drinque alcoólico durante o detox. Esse período de abstinência será importante para a recuperação do seu fígado. O que acontece é que todo álcool que você ingere se transforma em acetaldeído no seu corpo antes de ser eliminado. Essa substância pode danificar seu fígado e os tecidos do seu corpo.

Desistir do álcool durante essa semana de desintoxicação vai dar um tempo para seus órgãos e ainda servir como preparo para quando voltar à alimentação regular. Vai ficar mais fácil resistir aos exageros sabendo como seu organismo funciona melhor longe deles.

Coma alimentos ricos em aminoácidos

Os aminoácidos ajudam na produção de proteína. Você consegue aminoácidos a partir da comida que consome, o nosso organismo não os produz. O corpo produz apenas os não essenciais. Os essenciais são divididos em mais de 20 tipos, e performam diferentes tarefas, incluindo reparação de tecido, produção de energia e quebra dos alimentos.

Os alimentos mais ricos em aminoácidos são:

  • frango, peru e carne vermelha;
  • ovos;
  • quinoa;
  • soja.

Se você for vegetariano ou vegano, você pode comer espinafre, couve, abacate, amendoim, semente de chia, brócolis, maçã e melão.

Apimente e tempere sua comida para uma melhor desintoxicação.

Em vez de pesar a mão no sal, escolha uma variedade de pimentas e temperos para adicionar sabor. A pimenta caiena ajuda a diminuir a pressão arterial, melhora crises de dor e controla o apetite. Essa pimenta pode ser de média e muito apimentada.

Já o alho é um aliado tanto contra a hipertensão como um sabor marcante para o paladar. A pimenta e o gengibre são ótimos para sobremesas sem açúcar, sendo também termogênicos.

Beba muita água

Sempre que você começa a sentir sede, é porque seu organismo já está desidratado. A água ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo naturalmente. Em geral, a indicação é de pelo menos 8 copos de água ao dia. Durante a dieta detox, no entanto, essa ingestão deve ser maior.

Comece seu dia tomando um copo de água morna com gotas de limão fresco.

A água vai contribuir também para a sensação de saciedade. Muitas vezes, nosso cérebro confunde os sentimentos de fome e sede. Ao beber muita água, você ajuda na desintoxicação e evita que coma demais só por ansiedade.

Acrescente o chá verde e o chá de ervas à sua rotina

Se você não consegue beber apenas água, apele para os chás!

O chá preto, chá verde e o chá de ervas contribuem no combate a inflamações, tendo menos cafeína do que o café.

Muito popular, o chá verde é considerado o mais importante para a saúde do organismo. Os antioxidantes presentes na erva incluem a catequina, que ajuda a manter as células saudáveis. O EGCC, em especial, é uma catequina com poder de proteção contra os radicais livres. Também ajuda muito na perda de peso, ao acelerar o metabolismo e diminuir o apetite.

O chá é rico ainda em L-teanina, que reduz o estresse e ajuda na concentração.

O gengibre é outra boa opção, tendo um sabor picante e agradável. Ajuda a melhorar a digestão e a circulação. Contêm um antioxidantes chamado gingerol que também combate o estresse. Para um calmante natural rápido, use pedacinhos de gengibre, água quente e uma fatia de limão. A bebida diminui a tensão em pouco tempo.

Corte o açúcar

Você sabia que o açúcar refinado é tão viciante quanto a cocaína? Pois é, e basicamente garante zero nutrientes ao organismo. O consumo em excesso pode sobrecarregar o pâncreas, aumentando a produção de insulina. Você pode desenvolver doenças como diabetes, câncer e fadiga apenas pela ingestão desregrada.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que sejam consumidos cerca de 25g de açúcar ao dia. No entanto, o Brasil está em 4º lugar na lista de países que mais consomem o alimento refinado. Enquanto a indicação é de 9kg ao ano, o brasileiro ingere, em média, 54kg anualmente. Ou seja, seis vezes mais do que o valor saudável.

Comer muito açúcar adicionado está relacionado a doenças como aterosclerose, triglicerídeos elevados, pressão alta, síndrome metabólica, todas relacionadas ao risco de ataque cardíaco.

Isso não significa que você não possa comer nada doce. Troque as sobremesas por frutas, nozes e sementes. Você vai perder peso e ainda sentir que vai ficar mais fácil viver sem açúcar a longo prazo.

Adicione mais fibra à dieta

Durante a desintoxicação (e também depois, é claro), é essencial comer legumes, nozes, feijão, pão integral e sementes. Elimine os bolos, bolachas e pães que seja preparados com farinha refinada.

Pode não parecer, mas existem muitas opções saborosas, com farinha integral. Também dá pra procurar produtos à base de quinoa, coco, aveia e farinhas sem glúten, como as de semente de abóbora.

No começo, você não vai sentir tanto os efeitos das fibras, mas após alguns dias, seu sistema digestivo estará funcionando como um reloginho. Os chás verde e de ervas são ajudar a complementar a ação desses alimentos.

Beba um smoothie como café da manhã

Economizar tempo e ainda ter uma refeição saborosa nem sempre é fácil no café da manhã. Preparar um smoothie pode ser a opção ideal. Você pode usar alimentos como banana, mamão, morangos e aveia para fazer a sua vitamina cremosa. Se tiver intolerância ou quiser evitar a lactose, opte por leite de amêndoas. O sabor será ainda mais marcante.

Exigindo apenas alguns minutos para o seu preparo, os smoothies vão te ajudar a ter total controle do que está consumindo. Arrumar a mesa com muitas guloseimas ou ir a uma padaria pode desafiar sua capacidade de se manter na dieta. Evite as tentações sempre que puder.

Seja criativo em suas refeições

O segredo de uma dieta bem sucedida passa pela criatividade. Ninguém quer vive daquela salada de alface tristonha. É preciso adicionar sabor e buscar sempre alternativas saudáveis e modernas.

Se você quiser comer batata frita, por exemplo, vale preparar numa fritadeira sem óleo, com temperinhos verdes ou pimenta. Você também pode preparar uma sopa de repolho, com cenoura ralada e croutons integrais por cima. Será uma refeição completa e que vai atrair o seu olhar.

Talvez demore até uns 5 dias para você notar como a dieta detox está fazendo bem ao seu organismo. No entanto, os resultados vão fazer valer a pena.

Em pouco tempo, você vai perceber que sua pele está melhorando, assim como sua disposição. A balança vai mostrar também que seu corpo está eliminando a gordura acumulada, assim como o inchaço. Esse será um ânimo a mais para não desistir.

Por fim, é indispensável que a dieta de desintoxicação funcione como um trampolim para outro momento de sua vida. A alimentação detox será uma transição para novos hábitos. Basta seguir tudo certinho e com boa vontade e seu organismo vai agradecer!

Se você está pensando em começar agora mesmo, não deixe de nos contar! Deixe seu comentário e depois volte relatando sua experiência com o detox!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui