Homem reverte diabete tipo 2 depois de perder peso

0
medicine, diabetes, glycemia, health care and people concept - close up of man with syringe making insulin injection to himself at home

Você tem diabetes tipo 2? Está acima do peso? Essa era a situação de Dave Lancaster, um britânico que estava pesando 220kg quando resolveu mudar de vida. Seu objetivo inicial era emagrecer, no entanto, acabou conseguindo também reverter a doença! 

O relato foi feito pelo próprio Lancaster a uma publicação do Reino Unido. Com problemas também de hipertensão, colesterol alto, gota e apneia do sono, sua história chamou muita atenção por lá.

dave lancaster antes e depois
Homem reverte diabete tipo 2 depois de perder peso!

Problemas crônicos de saúde foram combatidos na dieta

Sem saber direito por onde começar, Dave procurou um programa de emagrecimento local. Chamado Slimming World, se trata de uma organização que ajuda a gerenciar a perda de peso. Essa foi sua forma de sair do comodismo. 

Na época, cerca de 2 anos atrás, o britânico estava se sentindo sem saída. “Eu achava difícil caminhar até o fim da minha rua, e só saía de casa para trabalhar. Estava me tornando um recluso”, contou ele. “Eu senti que estava ficando maior e maior, enquanto meu mundo parecia encolher”, continuou.

Decidido a mudar de vida, ele se inscreveu no programa e começou a mudar sua alimentação imediatamente. 

A base do programa propõe uma espécie de otimização dos alimentos. Por meio de um planejamento alimentar personalizado, começou a cozinhar a maior parte das suas refeições. Comer fora de casa sempre foi o que mais atrapalhou sua dieta. 

O que acontece é que quando você não consegue controlar o que terá na refeição, terá mais dificuldade na escolha do que comer. Esse foi o primeiro passo para Dave se livrar de tudo que lhe fazia mal.

Os sintomas do Diabete tipo 2 começaram a sumir

Inspirado por outros membros do mesmo grupo de emagrecimento, ele começou também a caminhar. Ao longo de dois anos, conseguiu sair dos 220 para os 96kg. 

Com quase 130kg a menos, o resultado não foi apenas estético. Os sintomas do diabetes tipo 2 sumiram de sua vida. Até mesmo a medicação foi suspensa pela equipe que o acompanhava. “Minha dose de açúcar no sangue está normal, e os médicos confirmam que não tenho mais qualquer sinal do diabetes”, contou, dizendo-se cada vez mais feliz. Para ele, é como se o mundo finalmente parasse de encolher ao seu redor. 

Reverter doenças com perda de peso é possível

Felizmente, Dave não está sozinho na possibilidade de reverter doenças. A base do programa de emagrecimento britânico foi analisada pelo Audley Health Centre, de Staffordshire. O estudo acompanhou 69 pacientes que procuraram o método de alimentação saudável para controlar ou acabar com o diabetes. 

O programa dura 12 semanas, com adicional de mais 12 se o paciente conseguir alcançar uma meta de pelo menos 3% de perda de peso. 

Após um ano, a perda de peso foi de pelo menos 5,5%. No entanto, mais de 20% dos participantes conseguiram eliminar 10% do peso corporal. Alguns pararam com os remédios para diabetes ao longo do tratamento. 

Além das sessões de acompanhamento, houve encorajamento para escolhas de vida saudáveis. Caminhadas diárias e alimentação livre de conservantes foram prioridade. 

A alimentação saudável custa menos do que os remédios

prato com alimentos saudaveis

Responsável pelo programa, a dra.Jacquie Lavin, acredita que a obesidade é uma bomba relógio para a saúde. No entanto, com alimentação equilibrada e novos hábitos, é possível reduzir ou acabar com o diabetes e outras doenças. “Nós acreditamos que o apoio e suporte de um grupo em emagrecimento é vital para que uma pessoa se sinta incentivada a se tornar mais ativa”, declarou ela, ao falar sobre como mudar hábitos ruins.

Além disso, é preciso considerar que os gastos com uma rotina de alimentação saudável não é tão cara como as pessoas imaginam. Para quem toma remédio, na verdade, podem ser ainda mais econômicas.

Sem contar que os riscos de uma doença como o diabetes são muito grandes. Quanto mais cuidado prévio, mais chance de recuperação e qualidade de vida. 

Casos de diabetes podem ser prevenidos

Mais da metade dos casos de diabetes poderiam ter sido evitados por meio de hábitos adequados. A obesidade é responsável por 85% dos casos da doença tipo 2. 

A solução óbvia é mudar a alimentação e fazer mais atividade física. 

Para a comunidade médica, reverter a doença não é o termo correto. No entanto, há fortes indícios de que pode haver um período de remissão. Os níveis de açúcar voltam a se estabilizar sem necessidade de medicação. 

O que assusta é que cada vez mais pessoas estão em risco de desenvolver o problema. No Brasil, 18,9% da população está acima do peso, o que facilita a sua incidência. 

Os sintomas do diabetes tipo 2

homem cansado dormindo no trabalho

Para muitas pessoas, a questão principal é que se trata de uma doença silenciosa. Alguns sintomas estão presentes, porém, nem sempre é fácil identificar do que se trata. É essencial ficar atento a tudo que seu corpo faz e os sinais que envia. 

Dentre os sintomas estão:

  • muita vontade de ir ao banheiro, especialmente à noite;
  • tremores;
  • sentir muita sede;
  • sentir-se mais cansado do que o normal; 
  • perder peso sem buscar o emagrecimento;
  • coceira genital; 
  • ferimentos que demoram mais a cicatrizar;
  • visão embaçada. 

Se você tem mais do que dois desses sintomas, é importante procurar ajuda especializada para um atendimento precoce. Um simples exame de glicemia vai ajudar a determinar se você tem ou corre risco de ter diabetes tipo 2.

Qualquer que seja o diagnóstico, novos hábitos são essenciais. Uma alimentação equilibrada aliada a uma rotina de atividade física regular é determinante para a saúde. 

A ajuda para emagrecer pode ser essencial

Muitas pessoas não sentem motivação para fazer exercícios. Ou mesmo para preparar as refeições em casa. Procurar ajuda pode ser muito importante para conseguir bons resultados.

Para quem não pode ou não quer seguir um programa oficial de tratamento, vale juntar um grupo particular. Com a facilidade da tecnologia, fica fácil reunir algumas pessoas que queiram perder peso e manter a motivação. 

Você tem pensado em emagrecer? Tem diabetes? Compartilhe esse artigo e aproveite para descobrir quais amigos podem colaborar no seu objetivo! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui