Conheça os 5 melhores óleos essenciais para mulheres

0
Conheça os 5 melhores óleos essenciais para mulheres
Conheça os 5 melhores óleos essenciais para mulheres

Você sabia que um óleo essencial pode ser 75% mais potente do que uma erva desidratada? Com uma crescente popularidade, os óleos essenciais têm se tornado um aliado da pele, da mente e da saúde.

Bastante versáteis, os óleos ainda enfrentam algumas contradições. Embora a aromaterapia seja reconhecida como aliada, nem todo mundo concorda que os óleos podem ser ingeridos.

Entenda melhor sobre o assunto e descubra quais são os melhores para as mulheres!

O que são óleos essenciais

mulher sentindo aroma de oleo essencial

Em resumo, são óleos altamente concentrados, preparados a partir do extrato de plantas. O processo de extração pode variar, tendo diferentes métodos. Em geral, são retirados da parte mais aromática do vegetal. O óleo essencial de rosas, por exemplo, é retirado das pétalas. Já os cítricos são preparados a partir da casca de frutas.

Com muitos benefícios, os óleos são comumente utilizados tanto na aromaterapia como para tratar a pele, diminuir inflamações musculares e mesmo em produtos de limpeza. Como produto de beleza, está presente em diferentes fórmulas, podendo ter diferentes aplicações.

Por serem considerados muito concentrados, pode ser necessário diluir. O ideal é misturar a outro óleo ou a uma creme, não na água. No entanto, é comum que sejam aplicados diretamente.

Quais são os 5 melhores óleos essenciais para mulheres

óleo de gerânio

O organismo feminino funciona um pouco diferente do masculino. Com pele mais sensível e alterações hormonais durante o ciclo menstrual, os óleos essenciais podem fazer muita diferença. Sabe aquela fome acima do normal durante a TPM? Um óleo adequado pode ajudar a controlar, contribuindo até mesmo para emagrecer, já que vai acalmar sua mente.

Confira uma seleção de opções saudáveis para mulheres!

Óleo de Lavanda

Para mulheres maduras, perto da menopausa, o óleo de lavanda representa um importante aliado. Bastante estudada, a lavanda possui um aroma doce, calmante, que ajuda a relaxar e também a diminuir a sensação de frustração.

Pesquisadores já descobriram que os efeitos da lavanda contra o estresse são reais. No entanto, não se trata apenas de um calmante. Ao mesmo tempo em que aumenta a concentração, também ajuda a ficar mais alerta. Seu lado emocional fica tranquilo, e o intelecto, em alta.

Quem tem enxaqueca, costuma sofrer ainda mais quando a menopausa se aproxima. O óleo essencial de lavanda reduz consideravelmente a dor. Além disso, como se trata de um período muito intenso, contribui para mais tranquilidade nesse rito de passagem da maturidade.

Óleo de Patchouli

Menos popular, se trata de uma combinação com aroma bastante agradável. O patchouli tem origem asiática e é conhecida em algumas regiões do Brasil como Oriza.

A substância tem o poder de aumentar os níveis de dopamina, um neurotransmissor muito importante para os processos físicos e mentais. Capaz de contribuir na luta contra a depressão, o patchouli age como um regulador de humor natural. Para os dias de TPM, é uma opção bastante acessível.

Para alguns aromaterapeutas, basta aplicar algumas gotinhas na pele para sentir o resultado. Há também quem acredite que é melhor ingerir uma ou duas gotas. É importante consultar o modo de uso do produto para saber como utilizar.

Óleo de orégano

É provável que você esteja pensando em pizza ou em tempero, mas o orégano não se resume a isso. A planta conta com um óleo essencial potente, que ajuda a aumentar a imunidade e melhor o sistema respiratório.

Para mulheres, seu uso é interessante como suplemento alimentar. No entanto, também é possível passar de 5 a 10 gotas na sola do pé para conseguir absorver seus nutrientes.

Óleos cítricos

Para quem quer emagrecer, o óleo de limão ou outro óleo cítrico contribui como desintoxicante. Funciona como um aliado da circulação sanguínea, ajudando a eliminar toxinas. Também age no sistema digestivo.

Em termos de aromaterapia, sua ação é eficaz na sensação de energias renovadas. O óleo de laranja ajuda ainda a conquistar um melhor equilíbrio emocional. Seu cheiro é acolhedor, causando uma atmosfera de tranquilidade.

Óleo de Gerânio

Muito recomendado, tem um aroma floral forte, com um pouco de rosa. Mas embora seja suave, possui uma ação intensa contra a ansiedade. Na aromaterapia, acredita-se que ajuda a diminuir o estresse e aumentar o foco, por agir no córtex adrenal.

É muito útil para mulheres na puberdade ou chegando à menopausa. Contribui também para diminuir a retenção de líquidos da TPM, além de melhorar os seios doloridos nessa fase. Os fitoestrógenos presentes na planta tem sido estudados como um tratamento alternativo seguro para a reposição hormonal.

Todos esses óleos costumam ser fáceis de encontrar, com diferentes marcas e preços. No entanto, vale dizer que os óleos essenciais originais nem sempre têm valores muito acessíveis. Por isso, desconfie de produtos que sejam muito baratos.

Quando é melhor aplicar o óleo essencial

Para a maioria das pessoas, aplicar o óleo essencial pela amanhã ajuda a iniciar bem o dia. Entretanto, não se trata de uma regra rígida. É possível usar também:

  • antes de dormir;
  • durante uma situação de estresse;
  • após o banho;
  • antes de uma reunião, encontrou ou momento sabidamente estressante.

Para quem quer usar como rotina de beleza, os óleos essenciais podem ser adicionados a óleos simples. Nesse caso, o ideal é logo após o banho, quando os poros estão dilatados.

Como usar o óleo essencial

mulher usando óleo essencial

Não existe um consenso sobre a melhor maneira de aplicar o óleo essencial. Há grupos que defendem sua ingestão, porém, dentro da aromaterapia, o mais indicado é em contato com a pele.

Alguns tipos de óleo podem ser aplicados na sola do pé, por exemplo. A região do pescoço costuma ser a escolha mais popular, pois garante também que se possa sentir de perto o cheiro do óleo, o que contribui para seu efeito.

Passar nos punhos também é garantia de que seu efeito será duradouro, por estimular também o olfato.

Se decidir diluir em outro óleo, pode ser passado em todo o corpo, funcionando também como um hidratante para pele ressecada. É uma boa opção para relaxar a musculatura. É uma boa opção para quem faz musculação, por exemplo, e está sentindo os efeitos de um novo treino. A massagem será reconfortante sem afetar a recuperação muscular.

Você tem algum outro óleo essencial favorito? Conhece seus efeitos? Compartilhe esse artigo e aproveite para contar como tem sido sua experiência com esse tipo de produto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui