Cientistas norte-americanos alertam: amar pode engordar

0
casal comendo em um restaurante
Cientistas norte-americanos alertam: amar engorda!

Um jantar romântico, uma ida ao cinema ali, um almoço com os pais no fim de semana. Muitos dos compromissos de um casal envolvem comida. Mas você sabia que o aumento de peso em um relacionamento pode ser um sinal de amor?

Na verdade, um recente estudo da Universidade do Norte da Carolina indicou que casais que realmente se amam tendem a engordar juntos. E com certeza você deve conhecer o exemplo de alguém que era magro quando começou a namorar e agora está mais cheinho, não é verdade?

Mas qual o fundamento científico disso?

Casais que se amam engordam após o casamento

casal comendo pizza juntos

Para embasar seu estudo, os cientistas norte-americanos acompanharam cerca de 8 mil casais por um certo período de tempo. O objetivo era perceber a mudança de peso tanto no homem quanto na mulher durante o relacionamento.

O resultado foi que mulheres tendem a aumentar até 10kg em 5 ou 6 anos de casamento. Para casais que não vivem juntos, esse aumento fica em torno de 5,5kg.

Já para os homens, há também uma diferença importante. A tendência é que ganhem, em média, 11kg após viver ao lado do cônjuge por mais de 2 anos.

Aumento de peso e novos hábitos

Embora engordar não seja necessariamente a melhor notícia, os pesquisadores não consideram que seja algo ruim. Na verdade, há algum indício de que a obesidade é relevante para relacionamentos amorosos de longo prazo. A aceitação entre os pares é um ponto muito importante para o sucesso do casamento.

Além disso, apesar do aumento de peso, há uma melhora no hábitos. Após o casamento, o número de pessoas fumantes ou que consomem álcool regularmente é menor. Os vícios tendem a decair. E isso, acreditam os pesquisadores, tem a ver com a felicidade a dois.

Relacionamentos felizes indicam 2 vezes mais chances de engordar

casal tomando café da manhã

No estudo, houve um cuidado especial em descobrir se os casais estavam felizes. E essa não é a única pesquisa nesse sentido. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA descobriu que casais em relacionamentos felizes têm o dobro de chance de engordar em relação aos que não estão satisfeitos.

E isso acontece não apenas por causa dos compromissos calóricos. Na verdade, o que acontece é que os parceiros tendem a aceitar seus amores do que jeito que são. O que comem ou como se parecem deixa de ser relevante ao longo do tempo.

Vale dizer, porém, que a regra vale principalmente para os casais que engordam juntos.

Parceiros tendem a se adaptar ao estilo de vida um do outro

Uma publicação do New England Journal of Medicine apresentou um motivo mais amplo pra esse ganho de peso. De acordo com a revista científica, o que acontece é que os parceiros tendem a se adaptar ao estilo de vida um do outro.

Se um gosta de comer pizza três vezes na semana, o outro vai acabar desenvolvendo essa rotina também. Se gosta de tomar refrigerante durante as refeições, mesmo quem não faz o mesmo, vai acabar aprendendo. Na prática, isso significaria 37% mais chances de engordar.

A verdade é que os dois pares têm influência. A mulher pode fazer o esposo (ou esposa) comer mais e vice-versa. Essa é uma via de mão dupla diretamente ligada à felicidade do relacionamento.

Casal que engorda junto também pode emagrecer junto

casal fazendo alongamento juntos

A boa notícia é que a felicidade também pode ser aproveitada em favor do emagrecimento e não do aumento de peso. Ainda que o amor prevaleça qualquer que seja a forma física do outro, é importante cuidar da saúde.

Casais que decidem perder peso juntos têm mais chance de conseguir. Isso porque não vai existir disparidade de desejos. Sem contar o incentivo um com o outro.

Um meio de desenvolver essa parceria é determinar metas compartilhadas. Por exemplo:

  • caminhar de volta do trabalho para casa juntos;
  • fazer um plano especial para casais na academia;
  • preparar refeições saudáveis a 4 mãos;
  • fazer atividades novas;
  • apostar em exercícios a dois;
  • investir em programas que não necessariamente envolvam comida;
  • evitar a rotina;
  • comemorar as conquistas um do outro;
  • estabelecer um dia da semana para guloseimas e comer saudavelmente em outros;
  • incentivar o sucesso um do outro em atividades que ambos apreciem.

Como acontece uma adaptação natural entre o par, é possível que o mais aventureiro consiga convencer o outro a fazer escalada, por exemplo. É um jeito de criar um estilo de vida que os dois apreciam, e que ajuda a queimar calorias.

Da mesma forma, escolher um dia para fazer uma refeição mais calórica, pode trazer ainda mais intimidade para a relação. No entanto, vale dizer que a iniciativa precisa ser sempre compartilhada. Se apenas um dos lados está disposto a mudar, a decisão pode acabar afetando o casal negativamente.

Pressionar o cônjuge a perder peso pode indicar insatisfação

casal brigando

Um ponto essencial em qualquer perda de peso está na motivação pessoal. De nada adianta que seu cônjuge queira que você emagreça a qualquer custo. Na verdade, esse pode ser um sinal vermelho de que algo não está bem.

É importante que o par se preocupe com o bem estar do companheiro. Entretanto, as decisões sobre a forma física não podem partir de outra pessoa. Caso contrário, pode ser interpretado e representar uma insatisfação com o relacionamento. E ainda uma atitude egoísta perante a autoestima do amado/a.

Casais podem desenvolver hábitos saudáveis desde o começo

casal de idosos caminhando

Uma boa maneira de prevenir o aumento de peso após o casamento especialmente é começar pelo namoro. Com facilidades como a Netflix, não é raro encontrar quem prefira ficar em casa comendo pipoca e vendo filme. E tudo bem. A questão é que essa pode ser apenas uma atividade entre o casal.

Criar hábitos como fazer caminhadas, visitar parques, fazer viagens curtas e encontrar amigos ao ar livre contribui bastante para uma rotina mais ativa.

Quem está em um casamento ou relacionamento sério pode engordar mais ao longo dos anos. Será que é o seu caso também? Deixe um comentário falando se você é feliz no seu relacionamento e acabou aumentando o peso ao lado do seu cônjuge!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui