Cientistas informam: o café da manhã atrapalha na luta contra o peso

0
mexa com xícaras de café

Sair de casa sem tomar café da manhã é aquele tipo de coisa que todo mundo critica. Os pais comentam quando você é criança, os médicos recomendam como aliado da perda de peso. Mas, e se essa refeição não for assim tão importante?

Embora ainda seja cedo para afirmar algo do tipo, pesquisadores norte-americanos estão chegando a conclusão de que tomar café da manhã não emagrece. E pior, pode estar fazendo com que você coma mais ao longo do dia.

Vamos entender melhor esse estudo antes de decidir se devemos abandonar o café ou não? Confira!

A origem do mito do café da manhã

A maioria dos estudos apontando que o café da manhã é importante seria financiado por empresas de cereais e sucrilhos. Pelo menos é o que acredita o pesquisador Marion Nestle. “A maioria, se não todos, estudos dizendo que são saudáveis e ajudam na perda de peso, são financiados pela Kellogs ou outra companhia”, aponta ele.

Outra empresa que teria influenciado diretamente na percepção sobre a refeição teria sido a Quaker. A marca que produz aveia também teria interesse em perpetuar a necessidade de alimentação logo pela manhã.

Existem também pesquisas independentes, mas há cientistas convencidos de que existe apenas a sugestão de que a refeição seja saudável. Não existe qualquer prova prática.

Café da manhã está sendo comparado a sobremesa

Parte das pesquisas científicas aponta que existem associações entre o fato de não tomar café da manhã e ter mais acúmulo de gordura localizada. O metabolismo lento ao ficar em jejum seria o principal motivo.

Mas é importante compreender que nem sempre essa relação está correta. A comparação foi com pessoas que tomavam café e as que se mantinham em jejum. Não foram utilizados grupos de acompanhamento restrito.

Isso seria um sinal de que a refeição matinal não teria uma influência direta com o peso. Existem outras variedades como atividade física, tipo de dieta, entre outros.

O maior estudo, publicado em 2014, acompanhou 300 pessoas tentando emagrecer em 16 semanas. Os pesquisadores teriam descoberto que o café da manhã não teria qualquer relação com o resultado.

Já outra pequisa, desse ano, teria apontado que pessoas que tomaram café da manhã tendem a comer, pelo menos, mais 260 calorias ao dia. “Existe uma dúvida razoável de que pular a refeição pode ser um estratégia para reduzir o peso“, declarou Tim Spector, epidemiologista britânico.

Outro problema seria não prestar atenção à qualidade dos alimentos. “O que a pessoa come no café da manhã importa muito”, afirma também. Se você prefere uma tigela de sucrilhos de chocolate, a ingestão será muito mais calórica, se sobrepondo aos benefícios que se acreditava existir. Café da manhã pode ser sobremesa.

Então, é hora de parar de tomar café da manhã?

mulher segurando bowl de cereais

O que as pesquisas recentes ainda não conseguem dizer é se devemos tomar café ou não. Embora a refeição esteja perdendo seu status de essencial, ainda é cedo para estabelecer que pode ser dispensada.

A questão é que você começa a comer mais tarde no dia, talvez passe a se alimentar até mais tarde. Na prática, isso significa mais calorias ao fim da noite. E isso, sem dúvida, vai deixar o metabolismo mais lento.

Além disso, há também a certeza de que nutrientes adequados são indispensáveis para crianças e atletas. Com seus organismos acelerados, são indivíduos que precisam da energia para começar o dia.

Para David Katz, especialista em nutrição da Universidade de Yale, acredita que é também o momento de comer muitas fibras. E também frutas. Para ele, a manhã é também a mais adequada para crianças que não comem direito. Se trata de um período mais mais tranquilo, em que a fome será mais intensa.

Comer saudável é o que faz a diferença

Enquanto os cientistas debatem sobre manter ou não o café da manhã, algo continua sendo verdade absoluta. O que importa para o emagrecimento é a qualidade dos alimentos.

Seja tomando café da manhã ou não, a alimentação precisa ser baseada em frutas, vegetais, cereais ricos em fibras e ovos. Ficar longe do excesso de açúcar a qualquer momento é importante, tomando cuidado inclusive com granola e iogurte. É preciso que não tenham açúcar adicionado em sua composição.

Para encerrar, vale reforçar que não existe uma regra que garanta uma perda de peso além do seu esforço pessoal. A dieta que funciona é aquela que causa déficit calórico. Você precisa comer menos e gastar mais calorias.

É possível que o café da manhã ajude a controlar melhor a quantidade de calorias ao dia. O conceito de colocar o organismo para trabalhar logo de manhã é também essencial. E mesmo se os estudos tenham sido patrocinados, dificilmente houve um equívoco que justifique, até o momento, a mudança no padrão de alimentação que mais deu resultado até hoje.

O que você achou? Vai continuar comendo pela manhã? Deixe seu comentário falando se acreditou nessa possibilidade ou não!

Vejam os resultados destes produtos que testamos: Cromofina e ZeroCaps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui