Boa notícia: beber vinho emagrece

0
garrafa e taça de vinho
Taça de vinho tinto

Uma atitude muito importante em uma dieta é cortar a bebida alcoólica. No entanto, ao que parece, talvez não seja tão essencial assim. Há indícios de que beber vinho emagrece. Será?!

Muito apontado como um aliado da saúde, o vinho tinto já foi incorporado à rotina de muita gente. Um pequeno cálice antes de dormir seria suficiente para ajudar o organismo. Para o emagrecimento, a lógica seria parecida.

Confira os detalhes a seguir!

Benefícios do vinho para a saúde

uvas e taça de vinho tinto ao lado de abridor
Resveratrol está presente na casca da uva usada no vinho tinto

Na lista de favoritos de muita gente, o vinho deixa todas as outras bebidas para trás em termos de benefícios. Ainda que tenha um teor alcoólico mais alto e um sabor adocicado, seu consumo é muito melhor para a saúde do que de uma cerveja, por exemplo. Isso porque a bebida é rica em antioxidantes.

A presença desses antioxidantes no vinho estão diretamente relacionadas à melhora da nossa imunidade. Além disso, os nutrientes da bebida contribuem para:

  • prevenir doenças cardíacas;
  • aumentar a densidade óssea;
  • reduzir as chances de AVC's.

O que os cientistas não esperavam era que sua ação pudesse impactar também na perda de peso. Por contar com cerca de 83 calorias em uma única taça, a percepção era de que atrapalharia o emagrecimento.

Entretanto, é importante olhar a bebida além da quantidade de calorias. O segredo para emagrecer está numa substância chamada resveratrol.

Motivo pelo qual beber vinho emagrece

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington em parceria com a Harvard analisou a ação do resveratrol no organismo. O que eles descobriram foi que a substância está mais presente no vinho tinto. Isso porque durante a fabricação, há um uso maior das cascas da uva, onde está presente o nutriente.

O resveratrol é o motivo pelo qual o vinho previne doenças como AVC, trombose e doenças relacionadas ao colesterol. Contudo, agora já se sabe que sua ação também impede o organismo de acumular gordura.

Na prática, de acordo com o estudo, beber duas taças de vinho diariamente diminui o risco de obesidade em 70%! O que acontece é que o resveratrol age diretamente nesse armazenamento de gordura, prevenindo seu acúmulo.

Em resumo, isso significa que beber vinho emagrece ou, no mínimo, impede que você engorde. Isso, é claro, se a bebida for de boa qualidade.

Origem dos alimentos saudáveis importa

garrafa de vinho tinto e taça de vinho
Garrafa de vinho tinto de boa qualidade

Sempre que acontece uma descoberta sobre os benefícios de um alimento, há uma overdose de propagandas a seu respeito. A questão é que nem sempre há o cuidado em explicar que a qualidade desse alimento é extremamente importante.

Imagine, por exemplo, que você comece a beber 2 taças de vinho todos os dias. Se for uma bebida preparada de forma adequada, terá seus benefícios. Todavia, se você optar por uma marca de origem duvidosa, o que pode acontecer é que a bebida tenha adição de açúcar, por exemplo. Ou tenha outros aditivos que não fazem bem para o organismo.

Dessa forma, uma bebida que seria benéfica, se torna mais um motivo para engordar ou ter mais inchaço. Daí a necessidade de sempre ficar atento à origem e qualidade de tudo que você consome. E não tenha medo de ser chato, ler os rótulos antes de comprar é indispensável.

Estudo dinamarquês afirma que o vinho afeta também o tamanho da cintura

Além dos cientistas norte-americanos, pesquisadores dinamarqueses também já perceberam o poder do vinho para emagrecer. Uma publicação científica da Universidade da Dinamarca apontou que pessoas que bebem vinho regularmente tendem a ter cinturas mais finas do que quem não tem o mesmo hábito.

Por meio de um acompanhamento conduzido, o estudo revelou que uma taça ao dia pode afetar diretamente a silhueta.

Já em outra pesquisa da Universidade Harvard, mais de 20 mil pessoas foram testadas. Dentre todas as que engordaram ao longo do período de testes, um fato em comum: as pessoas com aumento de peso não bebiam vinho.

Consumo garante mais resultado se for à noite

vinho tinto sendo servido em uma taça
Uma taça de vinho tinto ao dia faz bem para a saúde

Algo em comum dentre todas as evidências em favor do vinho, está o horário de seu consumo. Para aqueles que bebem vinho à noite, o que aconteceria seria também um menor desejo por doces e guloseimas.

Não é incomum encontrar quem faça visitinhas à geladeira antes da hora de dormir. Como o organismo logo entra em descanso, essas calorias extras têm mais dificuldade em serem queimadas. Logo, o vinho impede a pessoa de realizar esses exageros.

Junto com a ação do resveratrol, essa ajuda para controlar os impulsos resultaria em uma perda de peso certa e saudável. Claro que, vale dizer, isso depende também dos hábitos alimentares. De nada adianta comer farinha e açúcar refinado o dia todo e esperar que o vinho faça milagres. É preciso ter equilíbrio.

Gostou de saber que o vinho emagrece? Está pensando em como vai passar a beber uma ou duas taças todos os dias? Deixe seu comentário falando o que acha de adquirir esse novo hábito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui