Anorexia: os cuidados que você deve ter para evitar esta doença

0
mulher anoréxica
Vídeo de mulher anoréxica chocou o mundo

Um vídeo chocante correu o mundo nas últimas semanas. Uma jovem aparece em um curto vídeo, mostrando sua dieta baseada em frutas. O problema é que sua forma física é assustadora, e a menina parece um zumbi, tamanha sua magreza e expressão sem vitalidade.

Sem ter sido identificada, a jovem de origem asiática está claramente anoréxica. E gerou muitos questionamentos sobre os padrões de beleza. O que fazer quando a magreza se torna uma obsessão ou doença?

Entenda melhor quando é hora de ligar o sinal vermelho!

Emagrecer deve ser, acima de tudo, um desejo de saúde

Todo mundo sabe que existe uma pressão estética em torno do corpo feminino, principalmente. As mulheres são mais cobradas para serem magras. No entanto, isso jamais deve se tornar um sofrimento.

É preciso levar em consideração que cada pessoa possui uma genética diferente e que o foco precisa ser a saúde. Nem todo mundo vai conseguir ter a silhueta longilínea da Gisele Bundchen. E tudo bem. O importante é não deixar que a gordura acumulada afete a qualidade de vida. E a mesma regra deve valer para a magreza.

No vídeo da jovem anoréxica, é possível ver seus ossos saltados, o rosto esquelético e um comportamento anormal. É provável, porém, que ela não perceba que está no limite entre a vida e a morte. No entanto, para quem vive preocupado demais com a balança, serve como um alerta para não se deixar levar pela obrigação de sempre querer perder mais peso.

Comer com equilíbrio é sempre a solução

Nas imagens, a moça aparece comendo melancia. E realmente, se trata de uma fruta rica em água, o que contribui para o emagrecimento. No entanto, é apenas mais uma aliada. Uma dieta que funciona a longo prazo nunca pode ser baseada em uma única classe de alimentos.

Existe, por exemplo, a dieta do ovo cozido. A ingestão de proteína, nesse caso, é de grande ajuda para queimar a gordura acumulada. Entretanto, seu cardápio não se resume a apenas ovo. E você sempre deve ficar com o pé atrás com dietas que proponham o consumo de um único alimento.

A natureza é rica em opções e nutrientes. Uma perda de peso saudável é aquela que consegue reunir o máximo de vitaminas e minerais sem que você precise sofrer.

Cuidar dos excessos é imprescindível

prato com fita métrica
O segredo da perda de peso não é deixar de comer, é comer com equilíbrio

Sempre falamos sobre como é importante tomar cuidado para não comer demais, exagerar nos doces ou mesmo na bebida alcoólica. No entanto, esse cuidado com excessos pode ser também em relação ao não comer.

Veja exemplos de comportamentos tóxicos para emagrecer:

  • deixar de ir a um evento porque tem comida;
  • recusar um convite para uma reunião de amigos para não furar a dieta;
  • comer um único alimento o dia todo ou por mais de um dia;
  • fazer jejum completo, sem indicação médica;
  • realizar atividade física após cada refeição, para queimar as calorias;
  • pensar apenas em calorias e não na experiência alimentar como um todo;
  • anotar o peso diariamente;
  • sofrer com cada grama a mais na balança;
  • olhar no espelho e não conseguir gostar de nada que vê.

Por mais que seja importante não sair da dieta, o cuidado com a alimentação não pode se sobrepor à sua qualidade de vida. Ficar com vontade de um brigadeiro de vez em quando é normal. É importante ter força de vontade para resistir a esses momentos.

Agora, se você precisa de um chocolate na TPM, por exemplo, não há porque se maltratar e não comer. É um único deslize, em um único momento do mês. É preciso ter a consciência de que o que aumenta seu peso não são os pequenos pecadinhos alimentares, mas uma rotina regular de hábitos ruins.

Olhar para o espelho exige consciência e compaixão

mulher anoréxica olhando no espelho
É preciso ter consciência e compaixão ao olhar para si mesmo

Quando alguém chega a um corpo como o das imagens, os órgãos internos começam a ser afetados. Em muitos casos, o cabelo começa a cair, a imunidade baixa, os dentes enfraquecem; a pele descama, entre muitos outros sintomas. E nada há nada de beleza nisso.

É por isso que, por mais que seu corpo não esteja como deseja, é importante olhar no espelho com compaixão. Reconhecer pontos fortes e fracos é parte da jornada de emagrecimento. Ao perceber que suas pernas são bonitas, por exemplo, você terá mais força de vontade para torná-las mais saudáveis.

Da mesma forma, é preciso respeitar a sua composição corporal. Pessoas com o corpo do tipo pêra, sempre terão um quadril mais largo. As que são triângulo invertido, tendem a ter ombros mais largos. E essas características não precisam ser alteradas. O emagrecimento é apenas uma forma de conquistar a sua melhor versão, tanto física quanto mentalmente.

Como tem sido a sua luta com a balança? Já se olhou no espelho e ficou triste com o que viu? Deixe seu comentário, teremos o maior prazer em conhecer a usa experiência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui