Alimentos gordurosos que ajudam a perder peso

0
alimentos ricos em gordura saudável

Durante muito tempo, os alimentos ricos em gordura foram considerados vilões. No entanto, cada vez mais esse mito tem sido desfeito. Uma perda de peso saudável precisa de gordura de boa qualidade.

É claro que não estamos falando que você deve comer fritura todos os dias. A questão é que existem frutas, verduras e sementes ricas em gordura e que costumavam retiradas da alimentação. O que se sabe agora, porém, é que são tão importantes para o metabolismo quanto os vegetais menos calóricos.

Porque alimentos ricos em gordura podem ajudar na perda de peso

Um dos principais pontos positivos de um alimentos saudável com altas doses de gordura é a saciedade. Quando você consome algo com muito açúcar, por exemplo, acaba sentindo fome novamente em poucos minutos. Já com a gordura, não há esse efeito rebote. Pelo contrário, o organismo fica mais tempo sem necessidade de mais calorias.

O que acontece no organismo está relacionado à produção de insulina. Na ingestão de carboidratos e açúcar, aumenta a presença de glicose no sangue. Esse pico diminui rapidamente, demandando mais comida para voltar ao nível anterior. Funciona como um vício mesmo.

Com a gordura, não há alteração na insulina. Isso faz com que a glicose precise recorrer a outras fontes de energia. Na prática, isso significa a queima de gordura localizada. Ou seja, gordura contribui para a eliminação de gordura.

Quais alimentos você deve consumir

alimentos ricos em gordura.

Se você ainda está inseguro sobre o que pode consumir ou não, confira nossas dicas! O ideal é que esses alimentos façam parte da principal refeição do dia. Ou que sejam consumidos em quantidades adequadas durante lanches.

Abacate

Novo queridinho das receitas gourmet, o abacate esteve longe das refeições saudáveis por anos. Agora, porém, se sabe que suas 23 gramas de gordura, em média, são monoinsaturadas. Rica em ácido oleico, contribui para aumentar o colesterol bom e a diminuir o ruim.

Para incluir na dieta, prepare tanto salgado quanto como sobremesa. Pode também ser consumida como smoothie, de preferência com leite sem lactose.

Manteiga ghee

Sim, você pode comer manteiga! No entanto, prefira a versão ghee, ou manteiga clarificada. Nessa versão, há ácido butanoico, que funciona como desintoxicante, queima gordura acumulada e melhora a saúde do cólon.

Além disso, contribui para a digestão e reduz o risco de doenças metabólicas.

Óleo de oliva

Esse óleo é rico em gordura monoinsaturada. Uma única colher contém 14g, sendo rico em vitamina E e K. Também tem o poder de combater os radicais livres, por sua ação antioxidante.

Na dieta, pode ser utilizado para refogar legumes, temperar saladas ou mesmo como ingrediente em receitas.

Ovos

ovo cozido com casca

Lembra quando todo mundo dizia que os ovos faziam mal para a saúde? Esse tempo ficou para trás. Com muita proteína, os ovos têm poucas calorias e ajudam na perda de peso. Também são aliados do ganho de massa muscular.

Um ovo tem 5 gramas de gordura, 1,5 grama é saturada. Seu consumo aumenta os índices do colesterol HDL, que faz bem para o organismo.

Peixes gordurosos

O peixe é aquele alimento subestimado que devia estar sempre presente em nossas refeições. Salmão, sardinha, cavala e truta possuem uma alta concentração de ômega 3. Essa substância é reconhecidamente saudável pra o coração, melhorando também o aspecto da pele e do cabelo.

Para manter saudável, prepare ao forno, cozido ou grelhado. Evite as frituras. A gordura que passa por uma alta temperatura perde seus benefícios e se torna ruim para o organismo.

Iogurte

Além de seus benefícios na saúde, iogurtes são uma excelente fonte de gorduras favoráveis para o coração. A ingestão de probióticos contribui ainda para a digestão, melhora na imunidade e nos níveis de colesterol.

Evite as versões com açúcar e prefira as versões naturais. Se puder preparar em casa, melhor ainda.

Nozes

Comer um punhado de nozes diariamente pode baixar o colesterol e melhorar a função vascular. Também é um aliado da perda de peso, aumentando a sensação de saciedade e funcionando como um lanchinho saudável.

Para idosos, é uma boa opção para prevenir a osteoporose.

Como você pode perceber, são alimentos simples e fáceis de incluir na dieta. É preciso tomar cuidado, porém, para que sejam bem balanceados em suas refeições.

Como saber se é gordura saudável

alimentos ricos em gordura

Sempre que você tiver dúvida sobre a gordura de um alimento ser saudável ou não, leve em consideração a sua origem.

Em geral, os alimentos gordurosos de origem vegetal são mais adequados do que os de origem animal. Além disso, nada que seja industrializado faz bem para o seu organismo.

Uma alimentação saudável deve ser baseada em uma boa ingestão de proteína, muitos vegetais e um ingestão moderada de gordura. Na prática, isso pode significar um prato em que metade é salada, um quarto é um pedaço de carne magra, e o restante com abacate, talvez em forma de guacamole.

O que você achou? Se sente mais preparado para inserir a gordura de volta às suas refeições? Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades sobre os melhores alimentos para sua saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui