Aipo: descubra como enganar a fome com este vegetal

0
como enganar a fome com aipo

Apesar de saudáveis, certos vegetais nem sempre recebem a devida atenção na nossa alimentação. O aipo é um bom exemplo. Tanto o vegetal, quanto suas folhas e talo são muito saborosos. E ainda melhor, aliados da perda de peso.

Com pouco carboidrato, mas muito saboroso, o aipo é um alimento com textura crocante, o que em si já ajuda no paladar. Além disso, contribui para controlar a pressão arterial, melhora a saúde do fígado e ainda é um aliado contra o diabetes.

Se ainda não tem o hábito de comer esse alimento, descubra a seguir porque você precisa incluir o aipo na sua dieta!

O que é o aipo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o básico. Especialmente se você nunca comeu aipo, é importante compreender como incluí-lo na alimentação.

Com o nome científico de Apium graveolens, se trata de um vegetal que tem parentesco com a salsinha. Suas folhas e talo são comestíveis, assim como o coração. Na verdade, pode ser aproveitado por inteiro em diferentes preparos.

Seu consumo tem muita utilidade na medicina tradicional. Isso porque possui:

  • limoneno;
  • selineno;
  • flavonoides;
  • vitaminas C e A;
  • fibras;
  • ácidos graxos.

Essas substâncias contam com diferentes ações no organismo. São aliados da digestão, perda de peso, sistema cardiovascular, entre outros.

Quantas calorias tem em um maço de aipo

mão cortando aipo
O preparo do vegetal é bastante simples

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, um maço de aipo possui, em média, entre 6 e 9 calorias. Dessa forma, embora não seja tão popular, é considerado um dos lanches mais saudáveis que você pode escolher para a sua alimentação.

Além do valor energético, é importante considerar também a alta concentração de fibras. Um maço médio possui 2 gramas de fibra,  o que equivale a 8% da dose recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Essa quantidade de fibras contribui muito para o aumento da sensação de saciedade. Como demora mais a passar pelo processo de digestão, isso faz com que seu estômago pareça cheio por mais tempo. Na prática, isso significa que você vai comer menos, mesmo que ache que não.

Como enganar a fome com ajuda do aipo

talos de aipo
Talos de aipo ajudam a diminuir a fome

O processo descrito acima é essencial para um emagrecimento saudável. Como o aipo tem baixas calorias e esse poder de saciedade, é um excelente aliado da perda de peso. Especialmente durante os intervalos entre as refeições.

Por ser crocante e ter um sabor suave, é possível utilizar o talo de aipo como petisco. Não precisa passar por qualquer processo, basta comer in natura mesmo.

Além de enganar a fome, o vegetal possui uma baixa quantidade de carboidrato, com uma média de 3,5g. Seu consumo não causa pico de glicemia, portanto, não vai fazer com que você tenha vontade de comer novamente em pouco tempo. É um alimento liberado na dieta cetogênica e low-carb.

Benefícios do consumo de aipo

Os nutrientes presentes no aipo contribuem não apenas para emagrecer. Seu consumo regular aumenta a imunidade e pode até mesmo melhorar a saúda de pele. A presença de minerais no vegetal também são indispensáveis para o organismo.

Dentre os principais benefícios estão:

  • ação anti-inflamatória: contribui para controlar doenças como câncer; diabetes; e mal de alzheimer;
  • é rico em antioxidantes: ajuda a prevenir e a evitar a atuação dos radicais livres no organismo;
  • previne doenças cardiovasculares: a presença de um antioxidante chamado luteolina ajuda a diminuir o estresse cardiovascular;
  • controla a pressão arterial: o consumo regular relaxa as artérias, melhorando a circulação sanguínea;
  • tem ação diurética: o acúmulo de toxinas é prejudicial para o organismo como um todo, mas um diurético ajuda a desintoxicar naturalmente;
  • diminui o colesterol ruim: o aipo é rico em aminoácidos que reduzem o colesterol que faz mal.

Além disso, o aipo é um excelente aliado contra os danos no fígado. Tanto as folhas quanto seu suco atuam diretamente na saúde do órgão.

Como preparar suco de aipo

suco de aipo
O suco de aipo é um excelente desintoxicante

Sempre muito popular por sua ação desintoxicante, o suco de aipo é fácil de se preparar. É um dos queridinhos de celebridades como Gwyneth Paltrow e as irmãs Kardashian.

A ação do vegetal, no entanto, pode ser otimizada com outros ingredientes. Confira uma receita simples de preparar:

Ingredientes:

  • 2 talos de aipo
  • 1 maçã
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1/2 limão espremido
  • 1/2 maço de couve

Modo de preparo: Rale o gengibre e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar, de preferência em jejum ou meia hora antes das refeições.

Tanto o aipo quanto a couve funcionam como limpantes naturais do organismo. Para quem está em processo de emagrecimento, portanto, se trata de uma forma de permitir que o metabolismo funcione em sua melhor forma.

Se você quer perder peso, mas mantendo a saúde, é essencial adicionar alimentos inteligentes à sua dieta. E, sem dúvida, o aipo é um deles. Por meio de seu consumo regular, você terá mais chances de emagrecer com saúde.

O que você achou dos benefícios do aipo? Já tinha pensado que é um aliado tão importante da saúde e da dieta? Tem alguma dica de como consumir esse vegetal de outra forma? Deixe um comentário contando se costuma incluir o aipo na sua alimentação!

Não perca também estes produtos naturais: Cromofina e ZeroCaps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui