7 coisas que acontecem quando você para de comer açúcar. Número 6 é inacreditável

0
7 coisas que acontecem quando você para de comer açúcar

Cada vez mais, a ciência tem provado que o vilão da nossa alimentação é um dos mais saborosos. Cortar o açúcar ou diminuir sua ingestão não é fácil. Entretanto, pode fazer uma imensa diferença, não só no peso como principalmente na saúde.

Na verdade, os malefícios do açúcar passam principalmente pelo exagero. O Brasil é o 4º país que mais consume açúcar refinado no mundo. Ao final de um ano, um brasileiro consumiu, em média, nada menos do que 54kg. E esse número segue em alta.

Qual o consumo ideal de açúcar

A orientação da Organização Mundial da Saúde é de que um indivíduo coma 25 gramas por dia. Ao final do ano, seriam 9kg no total. O que a gente consome, portanto, é 6 vezes mais do que deveria!

Em 2016, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) chegou a produzir um especial chamado “Açúcar que você não vê”. A questão é que a maioria das pessoas não compreende que, por exemplo, um copo de Coca-Cola é uma bomba açucarada. Esse açúcar adicionado nem sempre é levado em consideração.

Os alimentos ultraprocessados costumam apresentar essa adição de diferentes maneiras. Glucose de milho, glicose, sacarose, cristal, maltose, entre outros, são sinônimos que passam batido. Mesmo para quem olha o rótulo, é difícil ter noção do que está sendo ingerido.

Para entender melhor, saiba que uma fatia de bolo de chocolate tem 34 g de açúcar, mais do que a ingestão indicada para o dia todo. 3 bolachas recheadas contam com 10g de açúcar. O copo de Coca possui 37 gramas. Considerando que uma colher cheia é equivalente a 4 gramas, em um simples lanche da tarde, você pode consumir 20 colheres de açúcar.

Impressiona quando a gente pensa desse jeito, não é?

O que acontece com o corpo ao cortar o açúcar da dieta

O que acontece com o corpo ao cortar o açúcar da dieta

Mais impressionante ainda é saber que nosso organismo é muito capaz de viver sem essa ingestão. E viver bem!

Pesquisas e estudos científicos já conseguiram comprovar os efeitos de uma dieta livre desse açúcar adicionado. E os benefícios são muitos, confira!

Diminuição dos riscos cardíacos

De acordo com o St. Luke’s Mid-Atlantic Heart Institute, nos EUA, cortar o açúcar diminui em três vezes as chances de morrer de doenças do coração. O açúcar adicionado aumenta os níveis de insulina, ativando o sistema nervoso e aumento o açúcar no sangue.

Ao diminuir a ingestão, há uma redução de 10% no colesterol e de 20% nos triglicerídeos. Além disso, o organismo precisa se esforçar mais para processar a substância, podendo sobrecarregar o fígado.

Melhora na pele

A acne pode ser uma consequência do consumo de açúcar. Um estudo divulgado pelo American Journal of Clinical Nutrition confirmou que quem bebe refrigerante, por exemplo, tem 97% mais chances de desenvolver inflamações.

O corpo reconhece o açúcar como toxina, e o fígado tem dificuldade em processá-lo. O açúcar não pode ser eliminado pelo suor, a inflamação se manifesta através de acne e manchas. Também entra em conflito com o colágeno e a elastina. Ao cortar seu consumo, a pele fica naturalmente mais tonificada e sem inflamações.

Menor chance de desenvolver diabetes

O açúcar adicionado leva ao acúmulo de gordura ao redor do fígado, causando resistência à insulina. O pâncreas fica então sobrecarregado. A divisão de endocrinologia da University of Carolina confirmou que consumir 150 calorias de açúcar adicionado aumenta 11 vezes o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Menos mau humor e irritabilidade

A gente acha que comer doce traz alegria, mas não é bem assim. O açúcar realmente traz uma energia e uma satisfação temporárias. No entanto, quando seu efeito passa, a necessidade por mais é ainda maior. O ciclo lembra o de um vício como outro qualquer. O corpo sente que precisa comer mais açúcar sempre que se come açúcar.

Um estudo conduzido pela Columbia University descobriu que mulheres que comem mais açúcar têm mais alterações de humor, ansiedade, depressão e irritabilidade.

Melhor noite de sono

O açúcar estimula a produção de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, afetando o sono. O consumo da substância afeta o sistema nervoso central, funcionando como gatilho para oscilações de energia e atrapalhando os ciclos naturais do sono. Evite o açúcar e você vai ter uma noite melhor.

Favorecimento da memória

A ingestão descontrolada de açúcar impacta o cognitivo e causa fadiga cerebral. Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia comprovou que o consumo afeta a memória e o aprendizado. De acordo com o estudo, o que acontece é uma alteração na comunicação entre as células cerebrais.

Perda de peso

Calorias vazias. O açúcar refinado adicionado não possui nutrientes. E você já percebeu como sempre fica com fome de novo após comer um doce? Sua sobremesa favorita é cheia de calorias e com zero benefícios ao organismo. O corpo pede cada vez mais açúcar.

Ao cortar essa ingestão, é possível reequilibrar o organismo. A perda de peso se torna natural, já que o impulso por doces reduz gradualmente.

Como cortar o açúcar da dieta

Você, com certeza, vai achar desafiador cortar o açúcar da sua vida. É por isso que o mais indicado é reduzir a ingestão aos poucos. Tentar viver sem o açúcar adicionado de uma hora para a outra é praticamente impossível.

Por isso, tente começar com atitudes simples como:

  • fazer seus próprios molhos para salada;
  • beber mais água e menos sucos industrializados;
  • parar de comer bolachas recheadas;
  • eliminar o refrigerante da sua vida;
  • preparar o máximo de refeições em casa;
  • não comprar guloseimas;
  • restringir o consumo de congelados.

Pode não parecer, mas com simples atitudes, dá pra diminuir muito o consumo de açúcar adicionado. Você ainda poderá comer frutas, por exemplo, entretanto sempre com equilíbrio.

Vale dizer que é importante evitar a troca de açúcar por adoçantes. O ideal é que você comece a tomar café puro, por exemplo. Os substitutos nem sempre são a melhor opção.

Para encerrar, saiba que a partir de 10 dias, já será possível perceber algumas mudanças no corpo. Por isso, é importante perseverar e continuar cortando o açúcar lentamente, até ficar livre. Prefira fazer escolhas saudáveis, comendo mais verduras e legumes, e sua saúde vai melhorar naturalmente.

O que você acha? Está pronto para fazer esse tipo de mudança radical na sua vida? Ficou impressionado? Compartilhe esse artigo e ajude mais gente a descobrir quanto açúcar tem consumido sem saber!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui