5 receitas deliciosas de Smoothie Keto para perder peso – a 5ª é imperdível

0
copos de smoothie
5 receitas deliciosas de Smoothie Keto para perder peso - a 5ª é imperdível

Se você segue uma dieta cetogênica, sabe como é importante ter opções saudáveis na sua rotina alimentar. Apostar em boas receitas de smoothies low-carb é essencial para o sucesso da perda de peso.

Para quem não conhece, vale dizer que a chamada keto diet, em inglês, tem se popularizado cada vez mais. Seu princípio está em um processo chamado cetose, você já ouviu falar?

Entendendo a dieta cetogênica

prato de salada em formato de coração

A cetose é um processo metabólico do nosso organismo, em que são queimadas as gorduras armazenadas para gerar energia. Na prática, isso significa comer de forma que o corpo queime as gordurinhas acumuladas naturalmente. Ou seja, o que precisamos para perder peso com saúde.

Bastante eficiente, essa dieta prioriza o consumo de alimentos com pouco carboidrato e açúcar. Isso faz com que muitas frutas não sejam liberadas na alimentação. No entanto, isso não significa que todas estejam proibidas.

Por meio de substituições inteligentes e saborosas, dá pra preparar smoothies deliciosos que vão manter a saciedade e diminuir a vontade de doce.

Confira a seguir 5 receitas de smoothies liberados pela dieta cetogênica e aproveite!

1) Smoothie de chocolate coberto com macadâmia

Felizmente, uma das poucas guloseimas da dieta cetogênica é o chocolate de boa qualidade. Para quem é chocólatra e ama comer o doce todos os dias, o smoothie é uma excelente opção saudável.

Na verdade, essa receita parece mais com uma sobremesa mesmo, o que a maioria de nós não recusa, não é mesmo?

Embora sua mente possa considerar que se trata de algo proibido no processo de emagrecimento, não se preocupe. Se trata realmente de um aliado da cetose, você pode aproveitar sem culpa.

Além disso, é um daqueles alimentos super funcionais. Ninguém gosta de receitas muito complicadas no dia a dia. O smoothie é fácil, rápido e prático.

É ideal para o dias em que você está muito ocupado para preparar uma refeição completa. E a gente bem sabe que são os momentos em que é mais fácil cometer algum deslize. Com apenas uma bebida, você vai ingerir uma dose adequada de gorduras saudáveis e nutrientes essenciais, tudo com muito sabor. E evitando o impulso por outras guloseimas que impedem a cetose.

Na receita, a macadâmia oferece gorduras monoinsaturadas, enquanto o cacau é o responsável por uma importante adição de antioxidantes. Essa mistura de nutrientes garante um intestino saudável, sem inflamações. Além disso, oferece sensação de saciedade, evitando que você tenha vontade de jacar que toda pessoa em emagrecimento conhece.

Também vale dizer que a receita nutre o organismo, aumentando a energia naturalmente.

Vamos à receita?

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite de amêndoas sabor baunilha (zero açúcar)
  • 2 colheres de macadâmias
  • 1 colher de óleo de coco
  • 2 colheres de semente de chia
  • 1 colher de cacau
  • 1 porção de colágeno hidrolisado de boa qualidade

Modo de Preparo: adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fique homogêneo. Rende, em média, 1 copo e meio. Sirva gelado!

Nessa receita, você terá: 460 calorias; 41g de gordura; 10g de proteína; 22g de carboidrato. 14g de fibras; 8g de carboidratos absorvíveis.

2) Smoothie de abacate e matcha cetogênico

smoothie de abacate

Se você está em busca de uma receita para aumentar a energia, acaba de encontrar! Rico em nutrientes, esse smoothie vai te surpreender!

Contando com diferentes superalimentos, se trata de uma bebida também deliciosa. Ou seja, a combinação perfeita.

Você pode estar se perguntando o que torna esse sabor tão especial, e talvez a presença do matcha explique. O chá, produzido à base de chá verde, oferece um certo amargor para a bebida. E, por mais estranho que pareça, é o que a torna mais viciante ainda. Como o doce pode ser enjoativo, esse sabor extra ajuda a quebrar essa doçura. Assim, se torna o tipo de smoothie que dá pra beber por dias sem enjoar!

Mas não é apenas a deliciosidade da bebida que a faz valer a pena incluir na dieta. Seus nutrientes são muito valorosos para o organismo.  

O smoothie de matcha conta com gorduras saudáveis, potássio e magnésio. As três substâncias são essenciais para uma boa saúde.

Apenas um aviso antes da receita: com o abacate e o leite de coco, esse smoothie dá muita saciedade. Por isso, consuma em uma das principais refeições do dia, almoço ou jantar. O ideal é não beber como lanche, combinado?

Saiba como preparar:

Ingredientes:

  • ½ abacate
  • ½ banana
  • ½ xícara de espinafre fresco
  • ¼ de xícara de whey protein
  • ½ xícara de óleo de coco + ¼ de xícara de água
  • 1 colher de óleo de coco extra virgem
  • 1 colher de pó de chá verde matcha
  • 5 a 8 gotas de extrato de stévia (ou 2 colheres de eritritol
  • ½ xícara de água
  • cubos de gelo à vontade

Modo de Preparo: leve tudo ao liquidificador! Adicione os cubos de gelo ao final e use a função pulsar, para deixar pedacinhos maiores. Rende uma porção!

A receita tem: 338 calorias; 27g de gordura; 10g de proteína; 8g de carboidrato.

3) Smoothie cetogênico verde

Bebidas verdes não são especiais apenas na cor, mas também oferecem benefícios únicos. Os sucos verdes costumam ser muito aliados de uma dieta detox. Na versão cetogênica, não é diferente com os smoothies!

Alimentos como salsa, dente de leão e chicória nem sempre são populares em nossas refeições. Entretanto, são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais. Portanto, deviam ser mais apreciadas no dia a dia, e não apenas como salada ou tempero.

A presença de uma receitinha verde na dieta cetogênica é um jeito de melhorar a saúde digestiva. Também funciona como um desintoxicante natural. O inchaço vai sumir na hora. Sem contar o seu poder de garantir saciedade por mais tempo. É sempre importante evitar a fome (ou, vontade de comer) fora de hora.

Confira como preparar a seguir!

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1/2 abacate
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1/2 pepino orgânico
  • 1 porção grande de folhas verdes escuras
  • 1 a 2 folhas de dente de leão
  • 2 colheres de sopa de salsa
  • 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo
  • Suco de 1 limão
  • ½ colher de açafrão da terra

Modo de Preparo: adicione todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador. Bata até que a mistura fique homogênea e com uma textura cremosa. Serve uma pessoa.

Esse smoothie contém: 360 calorias. 33g de gordura; 10g de proteína; 12g de carboidrato; 8g de fibra; 4g de carboidrato absorvível.

4) Smoothie low-carb de morango

Quando você segue uma dieta cetogênica, é sempre bom encontrar aquele alimento que serve tanto como fonte de nutrientes quanto como um lanche gostoso. É o caso, sem dúvida, do morango.

Esse smoothie é um exemplo perfeito do que funciona nessa dieta com baixa ingestão de carbo. A receita satisfaz e diminui muito o impulso por lanches e doces. Para os dias em que for mais complicado preparar uma refeição completa, a vitamina cremosa serve como substituta. Sim, o smoothie é, basicamente, o mesmo que uma vitamina. O nome em inglês, no entanto, acabou pegando por aqui, sendo sinônimo de uma bebida mais cremosa.

Vale dizer que essa receita é vegetariana, sem glúten, e sem lactose. E, claro, low-carb. Ou seja, perfeita para o organismo.

Se você estiver numa fase em que precisa diminuir ainda mais a quantidade de carboidrato, pode trocar o morango por amora ou outro tipo de fruta vermelha.

Ingredientes:

  • 1/3 xícara de água
  • ⅓ de xícara de proteína em pó sabor baunilha
  • 1 colher de manteiga de Amêndoa
  • 1/2 xícara  de leite de amêndoa
  • 1/3 xícara de morangos congelados

Modo de Preparo: coloque no liquidificador e bata por 30 segundos. Os pedacinhos de morango podem ficar um pouco maiores, se quiser, deixando uma textura diferente. Se não, bata por mais tempo. Rende 1 copo.

Nesse smoothie tem: 230 calorias, 18g de proteína, 7g de carboidrato; 13g de gordura.

5) Smoothie de mirtilo e chia

Se você ainda não conhece o poder da chia, está na hora! Essa receita é ótima para combater aquele impulso por doces e manter o carboidrato em baixa.

A chia é um superalimento que produz uma espécie de gel no organismo após a ingestão. Dessa forma, consegue manter a saciedade por mais tempo, já que o estômago sente que está mais cheio.

Além da chia, a receita conta ainda com o poder do creme de coco e do iogurte grego. Os dois ingredientes garantem um excelente aporte de gordura saudável em uma única bebida. O creme de coco nem sempre é fácil de encontrar, então não se preocupe se tiver que preparar sem. Aumente a quantidade de iogurte grego, nesse caso.

No dia em que for fazer atividade física, adicione uma colher ou scoop de proteína e terá um smoothie perfeito para o pós-treino.

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de mirtilos congelados
  • 1/4 xícara de iogurte grego
  • 1/4 xícara de creme de coco
  • 1/4 xícara de leite de caju ou leite de amêndoa sem açúcar
  • 1/4 colher de sopa de óleo de coco
  • 1/4 colher de sopa de semente de chia
  • 1/4 colher de xylitol ou adoçante

Modo de preparo: use o liquidificador ou o mixer para bater tudo por alguns segundos. Rende uma porção.

O smoothie possui 249 calorias; 21g de gordura; 11g de carboidrato e 6g de proteína.

Como você pode perceber, todas as receitas são bastante práticas. Tendo um liquidificador ou mixer portátil, dá pra preparar em menos de 10 minutos.

frutas vermelhas no liquidificador

Mas, vale dizer, é importante que você utilize sempre ingredientes de boa qualidade. A dieta cetogênica é um investimento no seu corpo e na sua saúde. Se trata de um método de emagrecimento, mas também um estilo de vida cada vez mais seguido por quem deseja manter a saúde em dia.  

O que você achou das receitas? Ficou com vontade de preparar alguma? Aproveite para deixar seu comentário e a sua dica de smoothie também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui