10 Motivos para consumir mais água durante o dia

0
Pouring water from bottle into glass on blue background

Se você sentir fome cerca de 1h depois de alguma refeição, fique atento. O que você está sentindo, na verdade, provavelmente é sede. Nosso cérebro percebe a necessidade de algo, porém, nem sempre conseguimos diferenciar a sensação. É por isso que beber muita água emagrece, por exemplo. Estar bem hidratado faz com que coma menos naturalmente.

Outra coisa importante é que a sede já é um sinal de que você está desidratado. Não é preciso esperar que ela apareça. Dá pra até pra montar um cronograma para beber água para não esquecer.

Confira dicas de como não esquecer de consumir mais água!

Quantos copos de água devemos tomar por dia

O corpo humano é composto 60% de água, esse líquido precisa ser reposto regularmente. Seja através da urina ou do suor, a desidratação acontece constantemente. Isso faz com que a ingestão de água seja prioridade, embora existam discordâncias sobre a quantia que deve ser ingerida diariamente.

Autoridades de saúde costumam recomendar o mínimo de 8 copos ao dia, o que dá em torno de 2 litros. A lógica seria de beber 1 copo a cada 1 ou 2 horas, no máximo. No entanto, alguns estudos apontam que talvez seja mais efetivo tomar água constantemente, aos goles, ao longo do dia.

Por enquanto, o ideal é que o indivíduo defina a melhor maneira de acordo com sua rotina. O que não pode é negligenciar o consumo de líquidos.

Por que manter o organismo hidratado

Além de ajudar a emagrecer, a água contribui para a saúde do organismo como um todo. Veja 10 benefícios de se manter hidratado:

  1. lubrifica as juntas —previne assim o aparecimento de doenças e dores no futuro;
  2. forma a saliva e o muco — o que ajuda na digestão e mantém olhos, boca e nariz devidamente úmidos, evitando lesões;
  3. conduz oxigênio pelo corpo — o sangue é formado 90% de água e o responsável por conduzi-lo a diferentes partes do corpo;
  4. melhora a qualidade da pele — uma pele desidratada desenvolve rugas precoces e fica vulnerável a doenças;
  5. fornece estrutura para cérebro, espinha e outros tecidos — a desidratação afeta as estruturas e funções cerebrais. A desidratação prolongada pode levar a problemas de cognição;
  6. regula a temperatura do corpo — a água nas camadas da pele vira suor quando a temperatura eleva. Conforme evapora, diminui o calor;
  7. ajuda o sistema digestivo — o estômago precisa de água para funcionar corretamente;
  8. elimina toxinas — a água é essencial para a produção de suor, urina e fezes, eliminando tudo que não é necessário para o organismo;
  9. controla a pressão — a falta de água pode deixar o sangue mais grosso, o que aumenta a pressão;
  10. previne doenças no rim — o rim regula os fluídos do corpo.

Dentre os benefícios estão ainda a capacidade de conduzir nutrientes e até diminuir a ressaca. Quando se bebe água junto com a cerveja, por exemplo, é menor a chance de ter dor de cabeça ou passar mal no dia seguinte.

Quais os benefícios da água em jejum

Beber água logo ao acordar faz muita diferença no seu organismo. Um copo em jejum funciona como um jeito de colocar seu metabolismo para trabalhar ainda antes da primeira refeição. O ideal é beber meia hora antes do café da manhã.

Essa água pode acelerar sua queima calórica em até 25% naturalmente. Além disso, reduz o apetite e ajuda a controlar a fome.

Para encerrar, vale dizer que se você quer perder peso, beber um copo de água cerca de 30 minutos antes das refeições é infalível. A sensação de saciedade vai aumentar e você vai evitar exageros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui