10 maneiras de clarear seus dentes naturalmente. Número 7 é inimaginável

0
10 maneiras de clarear seus dentes naturalmente. Número 7 é inimaginável

Seu sorriso é um cartão de visitas. A primeira impressão que alguém tem de você é sempre essencial. Os dentes amarelados, no entanto, podem atrapalhar essa opinião inicial. Felizmente, há como corrigir ou melhorar o problema naturalmente.

Os cuidados com os dentes não costumam ser nossa prioridade. Entretanto, o amarelamento nem sempre tem a ver com saúde bucal diretamente. Alguns hábitos causam essa mudança na cor sem que exijam um tratamento especializado. O cigarro é um bom exemplo disso.

Antes de aprender como desamarelar os dentes de forma natural, vamos descobrir o que mais pode estar causando o problema e os diferentes tipos de manchas? Confira a seguir!

O que são manchas extrínsecas e intrínsecas

Quando o esmalte é afetado por fatores externos, o que surgem são as chamadas manchas extrínsecas. Algumas são causadas pela dieta alimentar e estilo de vida. O cigarro faz parte dessa lista, assim como o consumo regular de vinho, café e álcool, em geral.

Outros alimentos que podem contribuir para alterar a coloração são os chocolates, molhos, sucos e frutas.

Enquanto isso, as manchas intrínsecas acontecem quando há alguma mudança na dentina. Esse é o tecido que está por dentro do dente, por assim dizer. As manchas aparecem pela falta de higiene, higienização mal feita, remédios e antibióticos. Além disso, enxaguantes também podem contribuir.

Fórmulas contendo gluconato de clorexidina, por exemplo, afetam diretamente a aparência dental.

Quais fatores podem afetar a cor dos dentes

Afora os motivos mencionados acima, outros hábitos também podem afetar a coloração dos dentes. Você já percebeu, por exemplo, que os membros de uma família podem ter dentes mais amarelados? Pois é. Veja esse e outros motivos:

  • genética — é provável que se seus pais ou avós têm dentes amarelados, você também tenha;
  • bebidas gaseificadas — bebidas como refrigerante, energéticos, espumantes e champanhe afetam a dentição;
  • fluorose — uma condição causada pelo contato excessivo com flúor;
  • acidentes — quando o interior do dente é danificado de alguma maneira, a coloração tende a sofrer consequências;
  • bruxismo — além do desgaste, o hábito de ranger os dentes está relacionado ao escurecimento ou amarelamento dos dentes.

No caso das três condições finais mencionadas acima, é indispensável procurar ajuda do dentista. É possível reconstruir a parte interior do dente ou encontrar opções para solucionar o bruxismo.

Como limpar os dentes amarelados

Se você tem certeza de que os dentes amarelos não tem relação com a saúde bucal, existem muitas alternativas para clarear essas manchas. Certas substâncias contribuem para retirar ou amenizar os tons amarelados ou escuros.

Confira o que você pode usar para limpá-los naturalmente:

1. Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Simples de encontrar em qualquer mercado ou farmácia, essas substâncias combinadas trazem resultado em cerca de 6 semanas. Para usar, misture 1 colher de bicarbonato e 2 de água oxigenada, formando uma espécie de pasta. Escove os dentes com essa mistura por 2 a 3 minutos uma vez ao dia.

É preciso utilizar essa combinação com cautela, para não afetar a dentina. Por isso, mesmo que os dentes precisem de muito clareamento, não utilize mais do que uma vez por dia. Se precisar, estenda o período de uso por mais tempo e suspenda a qualquer sinal de incômodo.

2. Carvão ativado

Ótimo para remover manchas, infecções e bactérias, o carvão ativado é diferente do carvão usado em churrasco, embora ambos tenham origem vegetal. Se trata de carbono puro, bastante poroso, com capacidade de remover impurezas.

Para os dentes, a indicação é escovar por 2 minutos ao dia. No entanto, para quem tem gengiva ou dente mais sensível, o uso não é indicado, pois possui uma ação mais abrasiva.

3. Vinagre de maçã

Grande queridinho da perda de peso, o vinagre de maçã é um daqueles elementos coringa. É antioxidante, diminui a retenção de líquidos, contribui para o emagrecimento saudável e ainda limpa os dentes.

Para diminuir o amarelado, escove bem os dentes e depois misture 2 colheres de vinagre em 5 de água. Faça então um bochecho de 20 a 30 segundos. Isso vai ajudar a eliminar resquícios que possam não ter saído com a escovação.

4. Óleo de coco

Outro exemplo de aliado da saúde e do bem estar, o óleo de coco exige um pouco mais de empenho. Para a limpeza dos dentes, é preciso primeiro derretê-lo sem contato com metal. De preferência, coloque a embalagem de vidro em banho-maria e utilize apenas colheres de plástico ou madeira em seu manuseio.

Com o óleo derretido, coloque 1 ou 2 colheres na boca e bocheche por 10 minutos. Sim, é importante manter o óleo em contato com os dentes por mais tempo. Pode substituir por óleo de gergelim, embora o aroma seja mais forte.

5. Frutas ricas em água

Como é a sua dieta? Está acostumado a consumir frutas? Se ainda não, é hora de incluir alimentos como laranja, melão, melancia e uvas em sua rotina alimentar. Além dos nutrientes, será uma oportunidade de limpar os dentes.

Consumir esse tipo de fruta permite uma limpeza orgânica. Por serem ricas em água, ajudam a remover resíduos e bactérias presentes na cavidade bucal.

6. Casca de frutas

Reduzir o desperdício é sempre uma meta importante. Se você costuma jogar fora a casca das frutas, é hora de reconsiderar seus hábitos.

Casca de limão, de maçã, babada e laranja são ótimas para limpar os dentes. Isso porque contêm um componente chamado d-limoneno. Para obter bons resultados, esfregue alguma dessas cascas nos dentes por cerca de 2 minutos, escovando em seguida para remover o ácido que vai se criar na boca.

7. Vegetais

Assim como acontece com as frutas, os vegetais contribuem para uma limpeza profunda mais natural. Aposte em alimentos como cenoura e alface para remover resíduos e bactérias na boca.

Essa ação também vai contribuir para diminuir o amarelamento, devendo se tornar um hábito a longo prazo.

8. Kits de limpeza

Existem soluções naturais próprias para fazer a limpeza dos dentes. É importante analisar com cuidado sua formulação e evitar qualquer substâncias que possa ser abrasiva para o esmalte do dente.

Prefira sempre os componentes mais naturais e utilize, de preferência, com liberação do dentista.

9. Escovação e fio dental

Sim, o óbvio também funciona. Escovar e passar fio dental contribui principalmente para evitar o amarelamento.

Em geral, é indispensável que você escove os dentes no mínimo duas vezes ao dia. O uso de fio dental deve ser feito antes da escovação, ajudando na limpeza. E é importante ficar atento ainda ao enxágue. É preciso enxaguar os dentes com cuidado, bochechando a água por até 2 minutos.

10. Limpeza dental profissional

Dependendo da situação dos seus dentes, a visita ao dentista é indispensável. O profissional vai te ajudar a descobrir o motivo do amarelamento e tratar causas que envolvam o interior do dente.

Da mesma forma, uma limpeza profissional pode ajudar a retirar a coloração mais intensa, ficando mais fácil manter naturalmente em casa depois.

Vale dizer que todas essas opções precisam ser avaliadas com cuidado quando houver algum tipo de dor ou desconforto nos dentes. Essas alternativas não funcionam como tratamento médico.

Que tipo de cuidado é preciso ter com os dentes diariamente

Que tipo de cuidado é preciso ter com os dentes diariamente

Todo mundo sabe que precisa escovar os dentes. No entanto, uma pesquisa do IBGE em 2015 apontou que apenas 53% da população não segue uma rotina completa de higienização.

Apesar de 90% da população escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, o uso de fio dental é bastante negligenciado. Culturalmente, não existe o hábito de comprar e usar fio dental. O que acontece, portanto, é uma maior ocorrência de placa bacteriana e cárie.

A placa se forma quando os alimentos não são retirados completamente dos dentes. A ação do fio dental contribui para que isso não aconteça, prevenindo assim que a dentina seja afetada. Na prática, isso significa também uma menor chance de ter dentes amarelados. Portanto, é essencial que a higienização seja executada corretamente. É o que vai funcionar para que seus dentes se mantenham sempre limpos.

O que você achou das nossas dicas? Ficou animado para testar alguma e deixar os dentes mais bonitos? Deixe seu comentário falando se já testou alguma ou tem seu próprio segredinho para um sorriso perfeito!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui